O caderno temático tem como objetivo reunir estudos, investigações e informes que apresentem uma discussão teórica ou empírica atualizada sobre as relações entre as práticas artísticas contemporâneas (arte, arquitetura, desenho, artesania...), as crianças e a docência. O foco de discussão é o poder da criação artística contemporânea como uma experiência estética para as crianças, considerando que a mesma possibilita a criação, experimentação, intercâmbio e construção de significados na infância.   Nesse sentido, perguntamos: Quais são as relações entre as crianças e a criação contemporânea? De que maneiras podemos pensar a docência com crianças baseados na arte, na arquitetura, no desenho e na artesania contemporânea? Como podemos discutir estas práticas como uma experiência estética para as crianças? Como as práticas artísticas contemporâneas podem incidir em seu contexto próximo em práticas comunitárias e coletivas? Nessa perspectiva, serão aceitos textos resultantes de investigações que abordem ações educativas que envolvam práticas artísticas contemporâneas e docência com crianças, desenvolvida na escola (desde a Educação Infantil até os Anos Iniciais do Ensino Fundamental), espaços não escolares (como museus, parques, praças, espaços expositivos etc.) a partir de perspectivas teóricas e metodológicas plurais que tornem visíveis as participações das crianças, suas perguntas, posicionamentos e experiências estéticas. Editores convidados: Prof. Dr. Rodrigo Saballa de Carvalho (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Prof. Dr. Vicente Blanco Mosquera (Universidade de Santiago de Compostela), Prof. Dr. Salvador Cidrás Robles, (Universidade de Santiago de Compostela). Período para as submissões: 15-01-2021 a 15/03/2021.