O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato doc ou docx e foi retirada qualquer forma de identificação.
  • DOI e URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue rigorosamente o template disponível no site.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos no item Diretrizes para Autores
  • TODOS os autores estão inscritos na revista OP com perfil completo (solicitar cadastro individual de cada autor, validar ORCID)

DIRETRIZES PARA AUTORES

a) Serão aceitos para submissão artigos, resenhas, entrevistas, texto de palestra, traduções e relatos de experiências inéditos no Brasil.

b) As submissões devem contribuir para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explícita, consistência teórico-metodológica e correção de linguagem. Desta forma, precisam evidenciar potencial e consistência suficiente para servir de referência para estudos na área.

c) Sobre a extensão dos textos submetidos:

  • Artigos - 20 a 25 páginas
  • Relato de experiência - 18 a 20 páginas
  • Entrevistas e texto de palestra - 18 a 20 páginas
  • Resenhas - 4 a 7 páginas
  • Traduções - 20 a 25 páginas

Obs. A publicação de resenhas é restrita a livros publicados nos últimos 5 anos

d) Todos os trabalhos devem ter espaçamento entre linhas 1,5; margens inferior e superior de 2,0 cm e margens direita e esquerda de 2,5 cm; em folha formato A4; com fonte Gill Sans 11 no texto e Gill Sans 14 no título - salvar arquivo na extensão DOC (verificar template disponível no site).

e) Os textos podem ser redigidos em língua portuguesa, inglês ou espanhol e, nestes casos, os textos deverão, necessariamente, apresentar o resumo em português.

f) Os artigos deverão trazer um título que corresponda com clareza à ideia geral do trabalho.

g) O resumo deverá ter, no máximo, 10 linhas (150 palavras), contendo informações sobre os objetivos, procedimentos metodológicos, referenciais teóricos e resultados. O resumo deverá apresentar 3 (três) palavras-chave. O título, o resumo e as palavras-chave deverão ser enviados em língua portuguesa, em inglês e em espanhol. Seguir a norma NBR 6028/03 da ABNT. O texto deve estar configurado seguindo o template disponível para download (artigo/relato de experiência; template resenha; template entrevista)

h) A revista aceita textos que contenham no máximo 3 autores, sendo que um deles deverá possuir o título de doutor. Professores da Educação Básica poderão submeter textos para a seção “Experiências Pedagógicas” com a titulação de especialista.

i) No caso de artigos elaborados a partir de tese, dissertações, pesquisas de Iniciação Científica e de Conclusão de Curso (TCC) é necessário indicar o nome e titulação do professor orientador.

j) Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.

k) Os trabalhos deverão ser submetidos sem identificação de autoria sistema de submissão online (Créditos do vídeo - Biblioteca Universitária Udesc). Considera-se identificação qualquer informação que possa sugerir a autoria, tais como nome de instituição, documentos referenciados, grupo de pesquisa, disciplina de cursos, fotografias ou imagens que contenha autor(es), dentre outros, e nas propriedades do arquivo.

l) Solicitamos aos autores que, ao submeterem o trabalho, preencham o cadastro completo (metadados). Em caso de dificuldades com a submissão, disponibilizamos um guia do sistema OJS que pode auxiliar (Guia Sistema OJS).

m) É obrigatória a inserção do número de registro ORCID, pois facilita a validação do DOI em caso de aprovação do artigo. Ressaltamos que o registo deve constar como perfil público e ativo. Para mais informações consultar: https://youtu.be/9htYgoypVKw (vídeo produzido por Simone Semensatto-UERGS).

n) A estrutura formal dos trabalhos deverá seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (NBR 6022/2018 para artigos; NBR 6023/2018 para referências; NBR 101520/2012 para citações, optando pelo sistema autor-data).

o) Recomendamos a inserção de uma referência de pesquisas e publicações internacionais.

Interstício: Cada autor ou coautor só poderá ter um artigo em processo interno de avaliação, isso entre o início da submissão e o período da publicação final. Igualmente, cada autor ou coautor só poderá publicar um artigo na revista respeitando o interstício de, no mínimo, dois anos, entre as duas publicações. Neste caso, respeitaremos o intervalo de dois anos entre a publicação de um artigo submetido e o início de um novo processo de submissão efetivado pelo autor, seja ele indicado como autor principal ou como coautor.