O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • O cadastro dos autores está completo, incluindo ORCID.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato doc ou docx.
  • DOI e URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue rigorosamente o template disponível e está em espaço 1,5 ; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Atenção autores

Devido ao número de textos com temas de fluxo contínuo em avaliação, as submissões estão suspensas no momento.

Seguimos recebendo textos para o caderno temático "Educação Inclusiva: pesquisas, políticas e práticas pedagógicas" até 15 de julho de 2021.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
A Revista Olhar de Professor possui a seguinte política de avaliação:

1 - Recebimento do artigo ou resenha via sistema de submissão online.

2 - Avaliação, pela Equipe Editorial, quanto à pertinência do artigo ou resenha em relação à linha editorial e escopo da revista. Critérios da avaliação preliminar:
a) O artigo deverá apresentar uma contribuição original para o campo de pesquisa específico.
b) O artigo ou resenha deve, necessariamente, enquadrar-se na linha editorial da revista: o tema do trabalho ou tema do livro resenhado deve estar relacionado à educação; deve abordar o campo teórico e/ou a relação teoria-prática em educação; possuir um potencial para servir de referência para outros estudos e pesquisas.
c) Obedecer ao número de páginas definido para o padrão da revista.
d) Ser submetido com títulos, resumos e palavras-chave nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola.
e) Apresentar correção de linguagem.
f) Atender às normas da ABNT para citação, referências bibliográficas (com DOI ou URL), resumo, entre outras.

g) Não serão cobradas taxas de submissão ou publicação

 

3 - Encaminhamento para pareceristas.
3.1 - Os artigos submetidos são avaliados por pares acadêmicos, aos quais se garante o anonimato (blind peer review). 

4 - Análise e confrontação dos pareceres:
a) Os artigos ou resenhas com pareceres favoráveis são encaminhados para a coordenação da Equipe Editorial que encaminhará ao(s) autor(es) os pareceres e as solicitações de correções indicadas pelos pareceristas e pela Equipe Editorial (com relação ao resumo, abstract, normalização, conteúdo, referências, etc.).
b) Os artigos ou resenhas com um parecer favorável e outro contrário são encaminhados para um terceiro parecerista.
c) Os artigos com dois pareceres contrários serão recusados. 
d) O aceite final ocorrerá após o envio do texto reformulado e com a devida revisão de Língua Portuguesa, com títulos, resumos e palavras-chave nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola.
e) Em caso de Dossiês e Cadernos Temáticos, os consultores (coordenadores de cadernos temáticos e dossiês) podem decidir sobre quais artigos serão publicados, tomando como parâmetro a quantidade de submissões e o número de artigos que os compõem.

5 - A revista utiliza o Copyspider (sistema de controle de plágio). Os artigos são submetidos ao referido software de controle de plágio durante o processo de edição do texto, após o aceite e envio da versão final.

6 - Não há cobrança de taxas para processamento ou publicação de artigos (no submission charges).
Os artigos serão definitivamente aceitos após terem sido encaminhados para revisão final de Língua Portuguesa e elaboração de títulos, resumos e palavras-chave nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola sob responsabilidade do autor que, mediante assinatura do termo de compromisso ético, atesta que as revisões foram realizadas.

PERIODICIDADE
 A Revista tem fluxo contínuo.
- Os textos são disponibilizados em formato pdf.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

ARQUIVAMENTO
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.
 
SUBMISSÕES
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.
 
DIRETRIZES PARA AUTORES
a) Serão aceitos para submissão artigos, resenhas, entrevistas e relatos de experiências inéditos no Brasil.
b) As submissões devem contribuir para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explícita, consistência teórico-metodológica e correção de linguagem. Desta forma, precisam evidenciar potencial e consistência suficiente para servir de referência para estudos na área.
c) Artigos deverão conter de 20 a 25 páginas, 18 a 20 páginas para relato de experiência, entrevistas e texto de palestra e entre 4 a 7 páginas para resenhas. A publicação de resenhas é restrita a livros publicados nos últimos 5 anos, espaçamento entre linhas 1,5. Resenhas e entrevistas deverão ter entre 4 e 7 páginas. Todos os trabalhos devem ter espaçamento entre linhas 1,5; margens inferior e superior de 2,0 cm e margens direita e esquerda de 2,5 cm; em folha formato A4; com fonte Gill Sans 11 no texto e Gill Sans 14 no título - salvar  arquivo na extensão DOC (verificar template disponível no site).
d) Os textos deverão ser redigidos preferencialmente em língua portuguesa. A revista publicará também textos em inglês e espanhol e, nestes casos, os textos deverão, necessariamente, apresentar o resumo em português.
e) Os artigos deverão trazer um título que corresponda com clareza à ideia geral do trabalho.
f) O resumo deverá ter, no máximo, 10 linhas (150 palavras), contendo informações sobre os objetivos, procedimentos metodológicos, referenciais teóricos e resultados. O resumo deverá apresentar 3 (três) palavras-chave. O título, o resumo e as palavras-chave deverão ser enviados em língua portuguesa, em inglês e em espanhol. Seguir a norma NBR 6028/03 da ABNT. O texto deve estar configurado seguindo o template disponível para download (artigo/relato de experiência; template resenha; template entrevista)
g) A revista aceita textos que contenham no máximo 3 autores, sendo que um deles deverá possuir o título de doutor. Professores da Educação Básica poderão submeter textos para a seção “Experiências Pedagógicas” com a titulação de especialista.
h) No caso de artigos elaborados a partir de tese, dissertações, pesquisas de Iniciação Científica e de Conclusão de Curso (TCC) é necessário indicar o nome e titulação do professor orientador.
i) Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.
j) Os trabalhos deverão ser submetidos sem identificação de autoria, via sistema de submissão online. Considera-se identificação qualquer informação que possa sugerir a autoria, tais como nome de instituição, documentos referenciados, grupo de pesquisa, disciplina de cursos, fotografias ou imagens que contenha autor(es), dentre outros, e nas propriedades do arquivo.
k) Solicitamos aos autores que, ao submeterem o trabalho, preencham o cadastro completo (metadados). Em caso de dificuldades com a submissão, disponibilizamos um guia do sistema OJS que pode auxiliar (Guia Sistema OJS). Ressaltamos que a inserção do registro ORCID é fundamental para a validação do DOI em caso de aprovação do artigo. Para mais informações consultar: https://youtu.be/9htYgoypVKw (vídeo produzido por Simone Semensatto).
l) A estrutura formal dos trabalhos deverá seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (NBR 6022/2018 para artigos; NBR 6023/2018 para referências; NBR 101520/2012 para citações, optando pelo sistema autor-data).
m) Cada autor ou coautor só poderá ter um artigo em processo interno de avaliação, isso entre o início da submissão e o período da publicação final. Igualmente, cada autor ou coautor só poderá publicar um artigo na revista respeitando o interstício de, no mínimo, dois anos, entre as duas publicações. Neste caso, respeitaremos o intervalo de dois anos entre a publicação de um artigo submetido e o início de um novo processo de submissão efetivado pelo autor, seja ele indicado como autor principal ou como coautor.
 
QUESTÕES ÉTICAS
A Olhar de Professor possui um compromisso com o cumprimento de questões éticas relacionadas aos artigos publicados e ao processo de avaliação e publicação. As decisões e procedimentos éticos baseiam-se nos seguintes documentos:
- Resolução CNS nº 466/2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos);
- Resolução CNS nº 510/2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais);
- Manual da APA (Editora Penso, 2012);
- Documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm).
- Documento Ética e Pesquisa em Educação - v. 1 (Anped).( http://www.anped.org.br/news/comissao-da-anped-apresenta-documento-etica-e-pesquisa-em-educacao-subsidios)

1 – Quanto aos artigos
a) Caso o artigo tenha sido submetido à Comitê de Ética (sistema CEP/CONEP ou outro sistema), solicitamos aos autores que mencionem no corpo do artigo (por exemplo, em nota de rodapé).
b) Os editores, na análise preliminar, buscam identificar os cuidados éticos utilizados na pesquisa e solicitam aos avaliadores que também o façam.
c) Caso o projeto de pesquisa que deu origem ao artigo não tenha sido submetido a Comitê de Ética, recomenda-se que os autores incluam, no artigo, uma seção sobre ética na pesquisa (autodeclaração de princípios e procedimentos éticos, conforme Mainardes e Carvalho, 2019, disponível em: http://www.anped.org.br/news/comissao-da-anped-apresenta-documento-etica-e-pesquisa-em-educacao-subsidios.
d) Pesquisas realizadas com grupos considerados em situação de vulnerabilidade necessitam especial atenção com relação aos cuidados éticos, tanto na produção dos dados, interação com os sujeitos, análise e disseminação de resultados. Entre grupos considerados como potencialmente em situação de vulnerabilidade, destacamos: crianças, pessoas com deficiências/necessidades especiais, idosos, famílias em situação de vulnerabilidade social ou risco psicossocial, pessoas em instituições de longa permanência, entre outros. 
e) Ao final do processo de avaliação, juntamente com a versão final do texto, os autores devem submeter no sistema a Declaração de compromisso ético (declaração).

2 – Quanto a autoria
A revista recomenda que os autores e coautores discutam abertamente a ordem de autoria e os coautores a serem incluídos no artigo. Os autores devem ter em mente os itens 17 e 20 do documento do CNPq (Ética e integridade na prática científica): 17 - Somente as pessoas que emprestaram contribuição significativa ao trabalho merecem autoria em um manuscrito; 20 - Os autores devem ser capazes de descrever, quando solicitados, a sua contribuição pessoal ao trabalho.

3 – Plágio e autoplágio
a) A editoria da revista utilizará sistema de programa de controle de plágio, durante o processo de editoração do texto.
b) Antes de submeter o artigo, os autores devem certificar-se de que todas as ideias de outros autores estão devidamente citadas e incluídas na lista de referências.
c) Com relação ao autoplágio, indicamos que o artigo deve constituir-se em contribuição original e citações de trabalhos anteriores do autor devem ser citadas quando necessárias para a compreensão do artigo inédito no que se refere a teoria ou metodologia (conforme Manual da APA).

d) No caso de autoplágio, o máximo permitido é de 10% do texto ou 50% quando for resultado de dissertação de mestrado ou tese de doutorado (a versão final do texto - após aprovado- deverá mencionar a pesquisa em nota de rodapé). Acima disso, o artigo é devolvido, com a indicação do problema. Neste estágio, os autores têm chance de fazer as alterações necessárias e voltar a submeter o artigo à apreciação da Revista.

e) Casos de plágio reportados à Revista após a publicação dos artigos serão analisados pelo Comitê Editorial e, na hipótese de confirmação da denúncia, o artigo será retirado da Revista imediatamente.

Sugerimos aos autores que conheçam as orientações do COPE (Committee on Publication Ethics) sobre princípios éticos na publicação científica.

https://publicationethics.org/


4 – Processo de avaliação
a) Durante o processo de revisão, o artigo submetido é entendido como um documento confidencial (Manual da APA). Os editores e avaliadores não podem citar ou circular cópias dos artigos para nenhum propósito (Manual da APA).
b) Só serão avaliados artigos devidamente inseridos no sistema Open Journal Systems – OJS. Do mesmo modo, todos os processos de avaliação só serão considerados válidos se forem realizados via esse sistema.
c) Todos os artigos serão avaliados por dois pareceristas. No caso de pareceres contraditórios, serão solicitados outros pareceres.
d) Os consultores (coordenadores de Dossiês, pareceristas ad hoc e equipe editorial) dispõem de plena autoridade para decidir sobre a conveniência ou não da publicação. Em alguns casos, quando julgarem pertinente, poderão reapresentá-la com sugestões aos autores, para que sejam feitas alterações necessárias ao trabalho enviado e/ou para que os adaptem às normas editoriais da revista. Nesse caso, o artigo será encaminhado para segunda rodada de avaliação. Caso o consultor responsável pela avaliação entenda que as sugestões não foram atendidas e considere que o artigo não está apto para publicação, a submissão é rejeitada e arquivada.
e) A quantidade de textos publicados em cadernos temáticos e dossiês será definida pelos editores convidados (e se necessário com apoio da equipe editorial e/ou do Conselho Editorial) considerando a quantidade de textos em condição de aprovação e a relevância destes para a área.
f) Quanto a seção “Experiências Pedagógicas” serão publicados até 4 (quatro) textos por volume (ano) de autoria de professores da Educação Básica.
g) As datas de submissão de artigos, data de recebimento da versão final e data de aceite serão extraídas do sistema, sendo vedada qualquer alteração.
h) No caso das chamadas de artigos para cadernos temáticos e dossiês, a revista obedecerá a todos os itens citados na chamada.
i) Devido a questões orçamentárias, a revista solicitará, após aprovação para publicação, que os autores se responsabilizem por eventuais pagamentos da revisão do texto. As orientações serão feitas por e-mail.