Das proposições do estágio supervisionado aos desafios da prática: a formação inicial de professores-estudantes na pedagogia do PARFOR

Conteúdo do artigo principal

Maria de Fátima Barbosa Abdalla

Resumo

Este texto pretende, fundamentando-se em Bourdieu (1997) e Freire (1997), examinar quais proposições e desafi os estão sendo vivenciados por professores-estudantes na Pedagogia do PARFOR, em relação ao contexto de trabalho e às práticas profissionais de início de carreira. Trata-se de uma pesquisa longitudinal, realizada em três etapas: aplicação de questionário para 43 professores; grupo focal com oito professoras; e três entrevistas semiestruturadas. A partir das proposições do estágio, a análise foi desenvolvida em duas dimensões: 1ª político-normativa: trata das formas de regulação do PARFOR e do estágio; 2ª epistemológico-metodológica: apresenta concepções do estágio, que têm na relação teoria-prática um elemento fundante. Entre os desafios da prática e as proposições do contexto de formação, os resultados indicam a necessidade de 1º no campo do estágio: integrá-lo com as demais disciplinas; articular a instituição formadora e escolas-campo; valorizar o estágio como campo de conhecimento; e assumir uma nova postura frente a ele, fortalecendo a relação teoria-prática; e 2º no contexto de trabalho: considerar que o projeto de estágio seja planejado e avaliado pela instituição formadora e escolas; desenvolver uma postura metodológica/epistemológica frente ao estágio para produzir conhecimentos; considerá-lo como projeto de formação; 3º nas práticas profi ssionais: analisar as “disposições legais” como “formas de regulação”; ressignifi car o estágio e a profissão docente; identificar os problemas-chave relativos à sala de aula, para intervir com maior conscientização; e pensar na atividade docente, tendo como pressupostos a transmissão e a co-construção de conhecimento com base no diálogo entre a teoria e a prática.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ABDALLA, M. de F. B. Das proposições do estágio supervisionado aos desafios da prática: a formação inicial de professores-estudantes na pedagogia do PARFOR. Olhar de Professor, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 269–284, 2013. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i2.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4354. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Caderno Temático - Professores Iniciantes