Entre Malas e Viagens: a arte contemporânea e as possibilidades da docência com e para as crianças

Main Article Content

Elen Maisa Alves da Silva
https://orcid.org/0000-0002-9898-134X

Resumo

A resenha é um convite a viajar na obra Arte Contemporânea e Educação Infantil: crianças observando, descobrindo e criando, organizada por Susana Rangel Vieira da Cunha e Rodrigo Saballa de Carvalho. Publicada pela Editora Mediação, em 2017, a escrita evoca nove narrativas que, colaborativamente, discutem e problematizam a escola infantil e suas aproximações com a arte contemporânea.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
SILVA, E. M. A. DA. Entre Malas e Viagens: a arte contemporânea e as possibilidades da docência com e para as crianças. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-7, 26 mar. 2021.
Seção
Práticas artísticas contemporâneas, crianças e docência: experiências estéticas

Referências

BROUGÈRE, Gilles. Uma teoria da aprendizagem adaptada: a aprendizagem como participação. BROUGÈRE, Gilles; ULMANN, Anne-lise. Aprender pela vida cotidiana. Campinas: Autores Associados, 2012. p. 127-140.
CARVALHO, Rodrigo Saballa de; GUIZZO, Bianca Salazar. Cartas de Pasantes como Textos Pedagógicos: momentos de la Docencia em Educación Infantil. Hachetetepé. Revista Científica de Educación y Comunicación. Nº 20, p. 6-16, 2020.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da; CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Arte Contemporânea e Educação Infantil: crianças observando, descobrindo e criando. Porto Alegre: Mediação, 2017.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da et al. As Artes no Universo Infantil. Porto Alegre: Mediação, 2017.
DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na Educação da Primeira Infância: perspectivas pós-modernas. Tradução de Magda França Lopes, com revisão técnica de Kátia de Souza Amorim. Porto Alegre: Penso, 2019.
DEWEY, John. Arte como Experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GANDINI, Lella et al. O papel do ateliê na educação infantil: a inspiração de Reggio Emilia. Porto Alegre: Penso, 2019.
HORN, Maria da Graça Souza. Brincar e interagir nos espaços da escola infantil. Porto Alegre: Penso, 2017.
LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
QUINTEIRO, Jucirema. Infância e educação no Brasil: um campo de estudos em construção. FARIA, A. L. de; DEMARTINI, Z. B. F.; PRADO, P. D. Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisas com crianças. Campinas: Autores Associados, 2009.
SILVA, Marcelo Oliveira; CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Concepções sobre currículo na Educação Infantil: ressonâncias da Pedagogia da Infância em narrativas de professoras. Currículo Sem Fronteiras, v. 20, p. 497-514, 2020.
STACCIOLI, Gianfranco. Diário do acolhimento na escola da infância. Campinas: Autores Associados, 2013.