“Likes” para a história no Instagram: algumas questões sobre história, ensino e representação

Main Article Content

Erinaldo Vicente Cavalcanti

Resumo

O artigo problematiza um conjunto de 21 imagens publicadas na rede social Instagram no dia 19 de agosto — Dia do Historiador — para analisar algumas representações circuladas acerca da História nas referidas postagens. Como procedimento metodológico, as imagens foram selecionadas de forma aleatória no dia 19 de agosto de 2020 através dos perfis seguidos pelo laboratório e grupo de pesquisa Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo) por meio de sua conta @itemnpo. Em seguida as imagens foram categorizadas em três tipologias: a) “autoria do conteúdo postado” b) “tipologia do perfil” e c) “referencialidade”. Pelas postagens analisadas se percebe uma representação da História voltada apenas para sua dimensão acadêmica, sendo apresentada predominantemente por imagens de pesquisadores masculinos, europeus e sem relação com o ensino de História.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
CAVALCANTI, E. “Likes” para a história no Instagram: algumas questões sobre história, ensino e representação. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-19, 8 maio 2021.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Erinaldo Vicente Cavalcanti, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Doutor em História pela UFPE. Professor permanente e coordenador do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).