A ação pedagógica crítica e formação do pensamento reflexivo

Conteúdo do artigo principal

Claudio Almir Dalbosco
Cláudio Bertotto
Ivan Luís Schwengber

Resumo

O ensaio busca aproximar dois teóricos da educabilidade humana Dewey e Freire, bem como, problematizar os fundamentos que envolvem o ato ensinar e de aprender em uma perspectiva contextualizada, reflexiva, libertadora e que proporcione o desenvolvimento de práticas democráticas. O pensamento reflexivo parte de um problema, o alcance da ação educativa, que se inicia de uma espontaneidade necessária, mas não suficiente para a educabilidade humana e a socialização. Assim, tanto a reflexão como a conscientização, guardadas as devidas diferenças teóricas, são fundamentais para que uma ação educativa seja completa. Esse itinerário, se dará a partir de análise bibliográfica e em três momentos. Primeiro abordamos o conceito de ação pedagógica, o segudo trata a dimensão pensamento reflexivo e por fim, a prática libertadora como princípio emancipatório, necessário para as democracias.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DALBOSCO, C. A.; BERTOTTO, C.; SCHWENGBER, I. L. . A ação pedagógica crítica e formação do pensamento reflexivo. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–14, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16857.209209230243.0912. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16857. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Caderno temático: A atualidade do Pensamento de Paulo Freire
Biografia do Autor

Claudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutor em Filosofia - Universität Kassel, Alemanha. Pós-doutorado pelo Núcleo Direito e Democracia (NDD) do CEBRAP. Professor titular da Universidade de Passo Fundo, PPGEdu/UPF, atuando no curso de Filosofia e no PPG em Educação e pesquisador do CNPq. Orienta em mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Filosofia, Filosofia da Educação, Teorias do Conhecimento e Teorias Educacionais. Coordenador do Grupo de Pesquisa Formação Humana, Cultura e Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF. 

Cláudio Bertotto, Universidade de Passo Fundo UPF/ Intituto Federal Catarinese IFC

Doutorando em Educação – Universidade de Passo Fundo UPF. Graduado em Filosofia pela Universidade São Francisco - USF e em Sociologia pela Universidade de Araras - UNAR. Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração Antropologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Professor de Filosofia no Instituto Federal Catarinense IFC.

Ivan Luís Schwengber, Universidade de Passo Fundo

Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - FAFIMC. Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO. Doutorando em Educação – Universidade de Passo Fundo UPF. Professor da Rede Pública do Estado de Santa Catarina. Intengrante do Grupo de Pesquisa Formação Humana, Cultura e Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF.