Bildung e pedagogia do oprimido: análise e reflexão dos elementos formativos da práxis para a liberdade

Main Article Content

Karina Limonta Vieira

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em analisar os elementos presentes na obra Pedagogia do Oprimido a partir do conceito de Bildung na perspectiva alemã. Esta perspectiva contempla a formação do ser humano que envolve a sua historicidade e a sua transformação.  As problemáticas Quais são os elementos presentes na obra Pedagogia do Oprimido em relação à formação do ser humano e a práxis? Como pode se estabelecer a relação do conceito Bildung com os elementos da obra Pedagogia do Oprimido? nortearam a proposta do trabalho. O método Análise de Conteúdo Hermenêutica é utilizado para análise e reflexão dos elementos da obra Pedagogia do Oprimido. A Bildung como práxis educativa na obra Pedagogia do Oprimido pode ser entendida, então, como o processo de adquirir conhecimento ou competências e como uma transformação da relação do sujeito com o mundo, com os outros e consigo mesmo para a conquista da liberdade.
 

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
LIMONTA VIEIRA, K. Bildung e pedagogia do oprimido: análise e reflexão dos elementos formativos da práxis para a liberdade. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-23, 13 mar. 2021.
Seção
Caderno temático: A atualidade do Pensamento de Paulo Freire
Biografia do Autor

Karina Limonta Vieira, Universidade Livre de Berlim

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista. Membro do Centro Interdisciplinar paraAntropologia Histórica. Universidade Livre de Berlim.