A revisão textual como forma de avaliação reflexiva e construção interativa entre professor e aluno

Conteúdo do artigo principal

Jeize de Fátima Batista
https://orcid.org/0000-0003-1301-050X
Ana Cecília Teixeira Gonçalves
http://orcid.org/0000-0003-4262-4578
Maiara Taís Zydek
https://orcid.org/0000-0003-4233-7317
Emanuele Krewer
https://orcid.org/0000-0002-6613-2853

Resumo

O presente trabalho trata da problemática da avaliação textual a partir da perspectiva textual-interativa (RUIZ, 2001). Após estudos teóricos sobre o assunto (FUZER, 2012; FUZER; WEBER, 2012; MENEGASSI; GASPAROTTO, 2013, 2016), tem-se o objetivo de explicitar a importância e o significado que estratégias metodológicas, como bilhetes orientadores, apontamentos, questionamentos e comentários, possuem no melhoramento da produção escrita, uma vez que representam uma ferramenta dialógica utilizada entre professor e aluno com o intuito de revisar e de qualificar o texto. Por meio de exemplos que se baseiam nessa perspectiva de avaliação, evidencia-se a relevância da revisão textual a partir desse viés interativo. Como resultado da pesquisa, pode-se perceber que essas estratégias, por se basearem em uma concepção interativa de linguagem e em um entendimento processual de texto, possibilitam ao aluno entrar em contato com sua produção de um modo diverso da correção tradicional, o que as tornam metodologias de ensino diferenciadas.

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Detalhes do artigo

Como Citar
BATISTA, J. de F.; GONÇALVES, A. C. T.; ZYDEK, M. T.; KREWER, E. A revisão textual como forma de avaliação reflexiva e construção interativa entre professor e aluno. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–17, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.16268.004. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16268. Acesso em: 26 jun. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jeize de Fátima Batista, Universidade Federal da Fronteira Sul - campus de Cerro Largo - UFFS

Doutora em Letras. Professora de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Ana Cecília Teixeira Gonçalves, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Possui graduação no Curso de Licenciatura em Letras, Língua Portuguesa/Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), mestrado em Letras, área de concentração: Estudos da Linguagem (linha de pesquisa: discurso e aquisição), pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), doutorado em Letras, área de concentração: Estudos da Linguagem (linha de pesquisa: linguagem e interação), pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Desde 2010, é professora do Curso de Letras Português e Espanhol, Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul. Foi coordenadora do Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID), edital 2018. Realiza pesquisas nas seguintes áreas: Linguística Aplicada; Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa; Formação docente.

 

Maiara Taís Zydek, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Formada no Curso Normal - modalidade Ensino Médio. Atualmente, acadêmica do Curso de Letras - Português e Espanhol, pela Universidade Federal da Fronteira Sul.

Emanuele Krewer, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Licencianda do Curso de letras- Português e Espanhol da UFFS- Cerro Largo/ Participante do Pibid edital 2018.