Formação de professores do campo em ciências da natureza no Brasil: alternância e construção de um projeto de campo e sociedade

Conteúdo do artigo principal

Geize Kelle Nunes Ribeiro
Wender Faleiro
http://orcid.org/0000-0001-6419-296X

Resumo

Objetivamos nesse estudo a discussão da construção de um projeto de campo e sociedade bem como o princípio da Alternância na formação de professores do Campo em Ciências da Natureza no Brasil, para isso utilizamos análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos. De modo geral, todos os documentos apresentam a necessidade da formação docente plural para a construção de uma educação voltada para a compreensão do contexto social dos sujeitos, buscando com isso a transformação de suas realidades. Todos os cursos estão organizados em Regime de Alternância, que é a articulação entre o Tempo-Comunidade (TC) e Tempo-Universidade (TU) ou Tempo-Escola (TE) e tem sua organização curricular estabelecida em núcleos/domínios, sendo que os componentes curriculares destinados aos estudos da área em quatro documentos dão ênfase à Biologia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
RIBEIRO, G. K. N.; FALEIRO, W. Formação de professores do campo em ciências da natureza no Brasil: alternância e construção de um projeto de campo e sociedade. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–21, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.16211.002. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16211. Acesso em: 26 jun. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Geize Kelle Nunes Ribeiro, Universidade Federal de Catalão - Goiás

É licenciada em Química e Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) – Campus Iporá. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG/RC) – Regional Catalão. É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, Brasil). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores GEPEEC – UFCAT. E-mail: geize.ribeiro1@gmail.com

Wender Faleiro, UFCAT

 Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); mestre em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais e Doutorado em Educação pela UFU. Pós Doutor em Educação (ênfase Educação do Campo) pela PUC-GO. Atualmente é Professor da Unidade Acadêmica Especial de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão. Líder Grupo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores – GEPEEC-UFCAT. E-mail: wender.faleiro@gmail.com

ail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6419-296X

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)