Exclusão digital, desigualdade e iniquidade: ensaio sobre a educação pública em tempo de isolamento social

Main Article Content

Paulo Roberto Teixeira Kanashiro
https://orcid.org/0000-0002-0010-2184

Resumo

O objetivo deste ensaio é propor uma reflexão sobre a implementação do Centro de Mídias SP pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo como forma de garantir o ensino na rede pública durante o período de isolamento social em razão da pandemia da COVID-19. Defendemos que privilegiar a utilização de plataformas digitais que exigem a posse de dispositivos tecnológicos, como os smartphones, sem, ao mesmo tempo, oferecer tais dispositivos, é desconhecer ou desprezar completamente a realidade dos alunos e das alunas da rede pública, que em sua grande maioria são vítimas da exclusão social, da qual a exclusão digital é uma de suas formas. Tal medida viola o princípio constitucional da igualdade de condições de acesso à educação pública, pois desconsidera os efeitos da desigualdade e da exclusão, acentuando ainda mais a injustiça social e a iniquidade.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
TEIXEIRA KANASHIRO, P. R. Exclusão digital, desigualdade e iniquidade: ensaio sobre a educação pública em tempo de isolamento social. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-9, 5 jun. 2021.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Paulo Roberto Teixeira Kanashiro, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Câmpus Presidente Prudente

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente. Professor de Filosofia na Rede Pública do Estado de São Paulo.