Movimento, criação e expressão em tempos de pandemia: reflexões sobre o ensino de Educação Física e Artes nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Main Article Content

Achilles Alves de Oliveira
https://orcid.org/0000-0001-7478-0810
Sara Scholze
https://orcid.org/0000-0003-2451-0331

Resumo

Este artigo apresenta uma breve reflexão de dois professores de educação básica considerando possibilidades e desafios do contexto da pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus. Para discutir sobre o processo de ensino-aprendizagem nesse contexto, parte-se da experiência de 11 semanas de ensino mediado por tecnologias nas disciplinas de Educação Física e Artes nos anos iniciais do ensino fundamental em uma instituição de ensino privada do Distrito Federal, Brasil. Busca-se iniciar uma discussão a respeito das mudanças vividas na educação durante esse período e suas possíveis implicações futuras.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
OLIVEIRA, A. A. DE; SCHOLZE, S. Movimento, criação e expressão em tempos de pandemia: reflexões sobre o ensino de Educação Física e Artes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-8, 8 maio 2021.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Achilles Alves de Oliveira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF

Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias (UEG), Especialista em Educação e Tecnologias (UFScar) e Psicomotricidade (Faculdade JK/IEPSE), é licenciado em Educação Física (UnB) e Pedagogia (FACIBRA). É professor de educação básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Com experiência nas áreas de Educação Física Escolar e Educação e Tecnologias, como pesquisador tem interesse pelas temáticas de: corpo e movimento, metodologias ativas, ensino híbrido, educação a distância (EaD) e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

Sara Scholze, Universidade de Brasília

Mestre em Arte Contemporânea pela Universidade de Brasília, com atuação em Teoria Crítica e História da Arte. Especialização em andamento em Educação e Tecnologias (UFScar). Possui bacharelado e licenciatura em Artes Visuais (UnB). Atua como arte-educadora na educação básica, com experiência na pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental. Como pesquisadora, tem interesse pelas temáticas: arte-educação; metodologias ativas e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC); semiótica plástica; processos de sobrevivência das imagens e História da Cultura.