ANÁLISES DE PESQUISAS SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: A (IN)DIFERENCIAÇÃO E O PRECONCEITO

  • Mara Salgado Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" FCT - Presidente Prudente
  • Divino José da Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" FCT/Presidente Prudente
Palavras-chave: Educação especial inclusiva. Preconceito. Teoria crítica da sociedade.

Resumo

O artigo apresenta as análises das publicações que relatam investigações empíricas de três grupos brasileiros referências para a Educação Especial Inclusiva: o Laboratório de estudos sobre o Preconceito, o Observatório Nacional de Educação Especial e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença. O percurso teórico-metodológico contou com a pesquisa documental bibliográfica para a seleção dos artigos e as análises apoiam-se na Teoria Crítica da Sociedade e em autores do marco temático da Educação Especial Inclusiva. Os resultados indicam duas categorias indissociáveis, a primeira diz respeito ao preconceito que atravessa as relações entre as crianças, mas também entre os professores e os alunos. A segunda refere-se à sensação de insegurança e despreparo dos professores para formularem atividades especiais e promoverem a inclusão dos alunos com necessidades especiais.

Biografia do Autor

Mara Salgado, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" FCT - Presidente Prudente
Doutora em Educação. Pós-doutoranda (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP/FCT/Presidente Prudente/SP e Professora de Psicologia da Educação. Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/Divinópolis.
Divino José da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" FCT/Presidente Prudente
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestrado em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Desde de 1998 é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP/Presidente Prudente). É professor de Filosofia da Educação no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação- Mestrado e Doutorado desta mesma Faculdade. 
Publicado
2020-10-21
Como Citar
SalgadoM.; SilvaD. J. da. ANÁLISES DE PESQUISAS SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: A (IN)DIFERENCIAÇÃO E O PRECONCEITO. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-13, 21 out. 2020.