LUGARES DA MULHER NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL: ANÁLISE DE LIVROS QUE PROPÕEM UMA DISCUSSÃO DO PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE DE MANEIRA NÃO ESTEREOTIPADA

  • Marco Antonio Bettine de Almeida Universidade de São Paulo - USP-IEA
  • Olivia Rall Universidade de São Paulo - USP
Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil. Mulher. Questão de gênero.

Resumo

Ao problematizar o discurso presente em livros infanto-juvenis a partir de um olhar feminista, baseadoem Linda Nicholson, Joan Scott, Guacira Lopes Louro e Paulo Freire pretende-se debater as maneiras como são representadas as mulheres na literatura, bem como os demais âmbitos sociais que as contemplam ou não, como: família, trabalho, política. Acreditando que as identidades advêm de relações construídas social e discursivamente, busca-se tematizar para desconstruir conceitos que ainda são tidos como naturais. Com o objetivo de que professores possam partir dos livros analisados para incitar os estudantes a enxergarem os personagens e o enredo por outro panorama, de modo a visar a possibilidade de emancipação do  pensamento por parte de todos os envolvidos no processo educacional. Os resultados serão apresentados pelas categorias: Empoderamento Feminino, Participação Política, Identidade, A Mulher Emancipada e os Contos de Fadas. Visamos auxiliar professores e quem mais se propor a fazer uma leitura com o propósito de engrandecer o olhar da criança para as diferenças.

Biografia do Autor

Marco Antonio Bettine de Almeida, Universidade de São Paulo - USP-IEA
Professor Pós-Doutor e Coordenador do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Universidade de São Paulo (USP).
Olivia Rall, Universidade de São Paulo - USP
Mestra em Ciências pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo (USP), Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Professora do Ensino Fundamental pela Rede Municipal de Guarulhos (SP).
Publicado
2020-11-20
Como Citar
Bettine de AlmeidaM. A.; RallO. LUGARES DA MULHER NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL: ANÁLISE DE LIVROS QUE PROPÕEM UMA DISCUSSÃO DO PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE DE MANEIRA NÃO ESTEREOTIPADA. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-16, 20 nov. 2020.