A contemporaneidade da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire frente ao “Escola Sem Partido”

Main Article Content

Jennifer Caroline de Sousa
http://orcid.org/0000-0003-2701-1263
Thiago Araujo Santos
https://orcid.org/0000-0002-1305-0301

Resumo

A incursão de uma onda neoconservadora no Brasil contemporâneo carrega como uma de suas expressões para o campo educacional o “Escola Sem Partido” (ESP), um movimento político-ideológico que tem inspirado uma série de projetos de lei e propostas de emenda aos Planos Municipais, Estaduais de Educação e à própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Neste artigo propomos um retorno ao pensamento freireano para analisar o Anteprojeto de Lei Federal e Minuta de Justificação que propõe instituir o “Programa Escola sem Partido”. Com base no levantamento do status dos projetos apresentados em todo o país e na análise de conteúdo do documento citado, compreendemos que o ESP obscurece a sua própria ideologia tendo em vista: a desfiguração da identidade docente e do papel da educação escolar na formação dos indivíduos; o favorecimento da privatização da educação brasileira; e a consolidação de uma nova fração da classe dominante no país.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
DE SOUSA, J. C.; ARAUJO SANTOS, T. A contemporaneidade da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire frente ao “Escola Sem Partido”. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-24, 1 maio 2021.
Seção
Caderno temático: A atualidade do Pensamento de Paulo Freire
Biografia do Autor

Jennifer Caroline de Sousa, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Mestra em Fisiologia Geral pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de São João Del-Rei e em Ensino de Biologia pela Universidade de São Paulo. Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Thiago Araujo Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Adjunto da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Três Lagoas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço, Política e Ideologias (G-EsPI).