ENEM DURANTE A PANDEMIA? UM ESTUDO DE CASO DAS PERCEPÇÕES DE DOCENTES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO SOBRE A REALIZAÇÃO DO ENEM 2020

Palavras-chave: Covid-19. Ensino Médio. ENEM 2020.

Resumo

Resumo: Tem-se por objetivo mapear as percepções de professores da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro sobre a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), assim como analisar o oferecimento de atividades pedagógicas não presenciais aos alunos da rede que prestariam o exame. Trata-se de estudo exploratório, com 22 professores atuantes em turmas de Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada através de aplicação de questionário remoto, com estrutura de respostas semiestruturadas. Os resultados parciais apontaram para divergências entre os professores em relação à realização do ENEM 2020, incluindo docentes que declararam percepções distintas quanto à realização do exame, utilizando-se de justificativas similares. Palavras chave: Covid-19, Ensino Médio, ENEM 2020.

Biografia do Autor

Regina Lucia Fernandes de Abuquerque, UFMG
Doutoranda pelo Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE-UFMG), mestre pelo Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ). Professora da Rede estadual de Educação do Rio de Janeiro (2015/atual) e professora da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro (2009/2019). Atua com pesquisa no campo da Sociologia da Educação com ênfase em processos escolares, relação professor-aluno, práticas intraescolares, enturmação.
Publicado
2020-09-23
Como Citar
Fernandes de AbuquerqueR. L. ENEM DURANTE A PANDEMIA? UM ESTUDO DE CASO DAS PERCEPÇÕES DE DOCENTES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO SOBRE A REALIZAÇÃO DO ENEM 2020. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-6, 23 set. 2020.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 1)