Construção da identidade docente na licenciatura dupla em Biologia e Química: contribuições do currículo

Main Article Content

Sidilene Aquino de Farias
https://orcid.org/0000-0003-3866-207X
Ana Cris Nunes de Souza
https://orcid.org/0000-0002-1259-864X

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar a contribuição da configuração curricular de um Curso de Licenciatura Dupla em Biologia e Química (LDBQ), de uma Instituição de Educação Superior na Região Norte do país, na construção da identidade docente. A coleta de dados foi baseada na análise documental do Projeto Pedagógico do Curso, utilizando a Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que a LDBQ foi criada para atender a necessidade do contexto local, de professores com formação na área de Biologia e Química. O perfil profissional e a identidade do curso apontam para um profissional que irá atuar na Educação Básica e em outros segmentos, como atuação técnico em nível superior. E ainda, foram observados princípios formativos, como contextualização, interdisciplinaridade, articulação teoria e prática, transposição didática e investigação no ensino. Porém, havendo necessidade de integração de conhecimentos específicos das áreas de Biologia e Química com pedagógicos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
FARIAS, S. A. DE; SOUZA, A. C. N. DE. Construção da identidade docente na licenciatura dupla em Biologia e Química: contribuições do currículo. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-21, 13 mar. 2021.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Sidilene Aquino de Farias, Universidade Federal do Amazonas

Bacharel e Licenciada em Química, mestre em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora em Ciências (área de concentração: Química) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com pesquisa desenvolvida na formação inicial de professores. Professora Associada I da Universidade Federal do Amazonas.

Ana Cris Nunes de Souza, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas

Mestre em Química pelo Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ/UFAM), especialista em Metodologia do Ensino Superior (Faculdade da Serra), licenciada em Ciências: Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas.