DE “A VIDA NÃO PODE PARAR” A “VOCÊ QUE LUTE”: DISCURSOS OFICIAIS, CONTRADISCURSOS E A RESISTÊNCIA DE UM CURSINHO POPULAR NA PANDEMIA DA COVID-19

  • Alberto Lopo Montalvão Neto Universidade Estadual de Campinas
  • Francisco Vieira da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) - Campus Caraúbas
Palavras-chave: ENEM. Discurso. Resistência

Resumo

O texto reflete sobre os impactos da pandemia da Covid-19 no contexto brasileiro, a partir de um estudo descritivo-interpretativo, com base na análise de uma campanha institucional acerca da realização do ENEM no ano de 2020, de uma paródia desta campanha que circulou no Twitter e da experiência num cursinho popular na cidade de Campinas/SP. As análises mostram que o discurso oficial do atual governo está amparado numa lógica neoliberal que exclui boa parte dos candidatos ao exame, conforme se nota no contradiscurso da paródia e em uma experiência caracterizada por práticas de resistência num cursinho popular.

Biografia do Autor

Alberto Lopo Montalvão Neto, Universidade Estadual de Campinas
Doutorando em Educação - UNICAMP. Mestre em Educação Científica e Tecnológica - UFSC (Florianópolis). Licenciatura em Ciências Biológicas - UFSCar (Campus Sorocaba) e Universidade de Coimbra (Portugal)
Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) - Campus Caraúbas
Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba  Professor Adjunto A da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) - Campus Caraúbas Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 
Publicado
2020-11-20
Como Citar
Lopo Montalvão NetoA.; Vieira da SilvaF. DE “A VIDA NÃO PODE PARAR” A “VOCÊ QUE LUTE”: DISCURSOS OFICIAIS, CONTRADISCURSOS E A RESISTÊNCIA DE UM CURSINHO POPULAR NA PANDEMIA DA COVID-19. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-6, 20 nov. 2020.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 1)