DESAFIOS E CONTRADIÇÕES DE PROFESSORES DA PARAÍBA ACERCA DA INCLUSÃO E DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção de professores acerca da inclusão e do Atendimento Educacional Especializado nas escolas municipais do Estado da Paraíba. Assim, foi realizada uma entrevista semiestruturada com duas professoras do ensino regular e duas professoras do Atendimento Educacional Especializado. Após as entrevistas, elas foram transcritas e analisadas a partir de temas de análise. A partir deste estudo percebe-se a necessidade de os profissionais trabalharem de forma mais colaborativa a fim de favorecer a aprendizagem de alunos público-alvo da Educação Especial e promover a inclusão. Ademais, evidenciou-se que as professoras não têm formação específica e conhecimento de suas responsabilidades, além de se mostrarem resistentes a ideia de que a responsabilidade do sucesso ou fracasso dos alunos são de todos os profissionais da escola.

Biografia do Autor

Juliana Medeiros Fernandes, Universidade Federal da Paraíba
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba.
Munique Massaro, Universidade Federal da Paraíba
Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – campus de Marília. Docente Adjunta do Departamento de Habilitações Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Linha de pesquisa: Educação Especial no Brasil.
Publicado
2020-06-17
Como Citar
Medeiros FernandesJ.; MassaroM. DESAFIOS E CONTRADIÇÕES DE PROFESSORES DA PARAÍBA ACERCA DA INCLUSÃO E DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-16, 17 jun. 2020.