A INSTITUIÇÃO E O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO

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Maria Julieta Weber Cordova

Resumo

O texto apresenta algumas reflexões que permeiam o cotidiano da educação, especialmente a relação pedagógica que ao institucionalizar-se e gerir o cotidiano educativo de forma autoritária, condiciona o professor a reproduzir para o ambiente escolar relações de poder, já contextualizadas em sua formação. Procurou-se assim, abordar o tema da reprodução cultural, por entender que embora a globalização e a correspondente aceleração da história, repensadas por teorias pós-críticas da educação, teimem em proclamar a transformação multicultural possível na prática educativa, comumente depara-se com a permanência da concepção tradicional e usualmente positivista no trato com as questões relativas ao cotidiano da educação, tanto no que se refere à gestão da educação, quanto à própria formação do professor e do cidadão que se está formando.

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Como Citar
CORDOVA, M. J. W. A INSTITUIÇÃO E O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO. Olhar de Professor, [S. l.], v. 5, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1381. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo