Docência para a Terceira Idade

Conteúdo do artigo principal

Rita de Cássia Da Silva Oliveira

Resumo

O presente artigo explicita o conceito e os preconceitos relativos à terceira idade presentes na realidade brasileira. Ressalta a relevância da educação permanente e os programas voltados para a terceira idade. A constatação da inexistência de uma metodologia voltada para essa clientela substancia-se como interesse de pesquisa, levando a um esboço dessa especificidade metodológica e, através da docência nesses programas, contribuindo para  resgate da qualidade de vida e reconhecimento dos idosos na sociedade brasileira.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, R. de C. D. S. Docência para a Terceira Idade. Olhar de Professor, [S. l.], v. 4, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1359. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Rita de Cássia Da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1977), - Orientação Educacional pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1980) e doutorado em Filosofia e Ciências da Educação - Universidade de Santiago de Compostela (1998), revalidado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Gerontóloga pela SBGG. Coordena o Curso da Universidade Aberta para a Terceira Idade e o Curso da Universidade Continuada para a Terceira Idade na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora do Mestrado em Educação (na UEPG), na linha de História e Políticas Públicas, com as disciplinas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Educação, Política e Sociedade e Espaços Educativos na sociedade brasileira. Coordena a linha de Pesquisa intitulada Educação permanente de Jovens, Adultos e idosos. Ministra aulas de Pós Graduação, em nível de Especialização no Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão nos cursos de Saúde pública, Saúde da Família, Saúde Coletiva, Gerontologia e Enfermagem do Trabalho. Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: educação permanente, educação de jovens e adultos, terceira idade, gerontologia, políticas públicas, universidade aberta, sociologia, fundamentos da educação e metodologia da pesquisa.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)