A Revista Olhar de Professor é um periódico acadêmico, de fluxo contínuo proposto pelo Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (Paraná, Brasil).

Atualização das Diretrizes para Autores

2021-01-13

Caros autores Visando a ampliação da qualidade deste periódico bem como para facilitar o acesso de leitores e colaboradores às informações e ao conteúdo publicado, comunicamos que as Diretrizes para Autores da Revista Olhar de Professor foram atualizadas e passam a vigorar para textos submetidos e/ou aceitos para publicação a partir do dia 15/01/2021. Os templates para a formatação dos textos podem ser acessados na barra lateral direita do site e as demais informações estão disponíveis na parte superior do site, aba Sobre (submissões).

Publicação de novos artigos

2020-12-17

Caros leitores e colaboradores Com satisfação comunicamos a publicação dos últimos artigos do número 23 da Revista Olhar de Professor que estão disponíveis em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/issue/view/748 Convidamos a navegar pelo sumário da revista e acessar os textos de seu interesse. Boa leitura!    

Informações: prazos e publicações

2020-08-07

Comunicamos que o envio de textos para a chamada especial “Covid 19- Educação em tempos de pandemia” superou as nossas expectativas. Devido a quantidade de textos recebidos e a todas as particularidades deste momento, o processo de avaliação e publicação estão mais lentos.

v. 24 (2021): Publicação Contínua

Publicado: 2021-03-06

Materiais da/de Arte para as crianças

Susana Rangel Vieira da Cunha

1-25

Formação de professores para a educação básica e o ensino da arte: caminhos possíveis

Ana Paula Cordeiro, Luciana Aparecida de Araújo, Cleriston Izidro dos Anjos

1-21

Arte e cultura digital na Educação Infantil: a galáxia na palma da mão

Margarete Sacht Góes, Mariana Sperandio Teixeira

1-20

Cultivando o desenho da criança: liberdade, encantamento e transgressão

Jocicleia Souza Printes, Michelle de Freitas Bissoli

1-24

O pensamento de Paulo Freire expresso na obra Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos

Amancio Leandro Corrêa Pimentel, Antônia Solange Pinheiro Xerez, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro

1-21

Palavra falada, diálogo e escuta freireanos: contribuições à compreensão dos saberes dos estudantes da EJA

Francisco Josimar Ricardo Xavier, Júlio César de Moura Dia, Adriano Vargas Freitas

1-22

Autoridade e Disciplina em Tempos de Autoritarismo: lições de Paulo Freire

Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Flávio Massami Martins Ruckstadter, Gabriely Cristine de Souza

1-21

Análise da efetividade do Ensino Médio com mediação tecnológica no estado de Rondônia

Samuel dos Santos Junio, Jenerson Queiroz Lima Duarte, Lady Day Pereira de Souza

1-20

O brincar e suas possibilidades na Educação Infantil: uma revisão sistemática

Paula Marcella Guergolet Brandão, Geuciane Felipe Guerim Fernandes

1-18

Do registro à documentação pedagógica: possibilidades e necessidades docentes

Giovana Alonso, Renata Aparecida Drape, Cleonice Maria Tomazzetti

1-18

Tupiabá: cartas do mundo para os(as) guardiões(ãs) da terra

Marina Rodrigues Miranda, Fernanda Monteiro Barreto Camargo, Fábio Guss Strelhow

1-9

Práticas educativas em tempos de pandemia: relato de experiência

Elisangela Alves dos Reis, Patrícia de Araujo abucarma Stevanato, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso

1-8

Educação para idosos em tempo de pandemia no Núcleo de Estudos da Terceira Idade: relato de experiência

Michele Medeiros, Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa, Guilherme Henrique Koerich

1-9

Educação Física escolar em tempos de Covid-19: o ensino do esporte e a paralisação dos megaeventos

Leonardo Carlos de Andrade, Regina Queiroz Silva, Eugênio Lopes dos Santos Junior

1-8

Educação infantil diante da pandemia causada pela Covid-19: no cenário o programa Rio Preto Educ Ação

Aline Sommerhalder, Raiza Fernandes Bessa de Oliveira, Giseli Alcassas Masson

1-8

A pedagogia do vírus: o que é possível aprender com a Covid-19?

Maria Tereza Goudard Tavares, Adrielle Lisboa

1-8

Ensino remoto de emergência e o ensino superior: uma experiência no curso de Pedagogia

Taissa Vieira Lozano Burci, Dayane Horwat Imbriani de Oliveira, Ana Paula de Souza Santos

1-7

Educação escolar durante a pandemia: quais lições aprenderemos?

Claudia Amorim Francez Niz, Thaís Cristina Rodrigues Tezani

1-9

De repente, aulas online: um relato de experiência docente no Ensino Superior em Direito durante a pandemia

Olívia de Quintana Figueiredo Pasqualeto, Salete de Oliveira Domingos, Vinícius Custódio Rios

1-8

A fotografia artística e as tecnologias digitais como prática na Educação de Jovens e Adultos em tempos de COVID-19

Nubia Carla Ferreira Cabau, Maria Luisa Furlan Costa, Patrícia Lakchmi Leite Mertzig Gonçalves de Oliveira

1-8

Cultura escolar em tempos de pandemia e distanciamento social

Maéve Melo Santos, Cosme Batista dos Santos

1-11

Há corpo por vir: um manifesto à presença do corpo pedagógico nas periferias

Jean da Silva Menezes, Sidney Carlos Rocha da Silva, Gelson Antonio Lopes Junior

1-8

Pedagogias culturais em tempos de pandemia: educações nos muros de Londrina

Alexandre Luiz Polizel, Bruna Adriane Fary, Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori

1-7

Pandemia e educação: em busca de inéditos-viáveis

Valeria Vasconcelos, Dulce Consuelo Andreatta Whitaker

1-9

Propostas para a educação especial em tempos de pandemia: exclusão escancarada

Kamille Vaz, Liliam Guimarães de Barcelos, Rosalba Maria Cardoso Garcia

1-10

Ver Todas as Edições