A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

  • 2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)

  • 3. O texto foi formatado em usando fonte Times New Roman, tamanho 12; margem direita, esquerda, inferior e superior, 2,5 cm; alinhamento justificado; espaçamento - 1,5 entre linhas; 1 entre linhas em branco, entre textos e exemplos, citações, tabelas, figuras, etc; foi empregado itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as imagens ilustrativas (tabelas, quadros, figuras) estão inseridas no texto, em baixa resolução, não excedendo o máximo de 6(seis) figuras ilustrativas.

  • 4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos pela ABNT.

  • 5. O artigo não excede o mínimo de 12(doze) e máximo 24 (vinte e quatro) páginas, incluindo os anexos e as referências.

  • 6. O resumo e o abstract  estão em fonte Arial 10, alinhamento à esquerda, iniciado pela primeira palavra, com até 150 (cento e cinquenta) palavras, assegurando informação precisa quanto ao objetivo do estudo, nome do projeto/programa ao qual está vinculado, o método, os resultados e a conclusão. As palavras chave e keywords são inseridas após o resumo e abstract, respectivamente, não sendo inferior a três palavras e superior a cinco, separadas por ponto e vírgula.

  • 7. No texto consta introdução e conteúdo que detalha a metodologia, resultados e conclusões em tópicos e/ou sub-tópicos (em minúsculo, sem numeração e em negrito). O nome do projeto ou programa do qual o artigo é oriundo é referenciado e detalhado no artigo.

  • 8. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

  • 9. O número de autores/co-autores é 6 (seis). O nome, nº de ORCID, URL Lattes e o resumo de biografia de todos os autores foi cadastrado no site da revista.
  • 10. Ao submeter artigo na Revista Conexão UEPG, os autores declaram que leram e concordam com todas as disposições constantes nas Diretrizes para Autores, disponível em https://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/about/submissions#authorGuidelines

Diretrizes para Autores

  1. A Revista Conexão UEPG é publicada pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa e tem por objetivo fortalecer o vínculo Universidade/Sociedade, ampliando e divulgando o espaço extensionista, fomentando o intercâmbio entre estudantes e profissionais das mais diferentes áreas de conhecimento, por meio da publicação de artigos.
  2. Os artigos deverão abordar a prática extensionista com temas que possam contribuir para divulgação da Extensão Universitária e servir como referencial teórico para o desenvolvimento de outras ações extensionistas, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explicita e correção de linguagem. São aceitos, também, artigos oriundos de práticas extensionistas - projetos, programas e eventos de extensão, realizados pelas instituições de ensino superior nas diferentes áreas de conhecimento. O texto pode ser em português, espanhol einglês.
  3. Os artigo deve representar uma contribuição original e inédita para o campo específico de investigação, dentro das áreas temáticas da Extensão Universitária e não pode estar sendo avaliada para publicação por outra revista.
  4. A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A revista segue o teor do conceito proposto pelo Budapest Open Access Initiative
  5. Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Os artigos publicados são licenciados pelo Creative Commons Attribution License
  6. Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
  7. A revista adota o sistema de publicação contínua, onde os artigos são disponibilizados após o aceite, revisão e editoração. A submissão de artigos pode ser interrompida para atender a demanda de avaliação, caso a Comissão Editorial entenda necessário
  8. A avaliação é realizada por pares cega, em que os avaliadores não têm informações sobre os autores dos artigos e nem os autores são informados sobre quem participou da avaliação de seus trabalhos. Assim, a identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista durante o processo de avaliação, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares. Se houver identificação, a submissão será cancelada e arquivada.
  9. O número máximo de autores/co-autores é 6 (seis), salvo se a submissão é oriunda de convite por parte dos editores da revista e/ou por decisão da Equipe Editorial.
  10. O nome de todos os autores deve ser cadastrado no site da revista uma vez que não será autorizada a inserção de autores no artigo após a avaliação do mesmo. Todos os campos relacionados aos autores e co-autores deverão ser preenchidos no sistema Open Journal System (OJS) no momento da submissão. O número do ORCID e a URL do LATTES são informações obrigatórias. Caso constate-se o descumprimento desse item, a submissão será cancelada e arquivada.
  11. O responsável pela submissão é responsável pela veracidades dos dados inseridos no OJS. Quando o responsável pela submissão não for o responsável pelo projeto/programa de extensão que originou o artigo, o seu nome deverá ser listado como co-autor. Será aceito documento emitido pelo coordenador/supervisor do projeto, autorizando a publicação sem constar o seu nome.
  12. É vetada a publicação de artigos cujos os autores/co-autores tenham artigos publicados no prazo mínimo de 2 (dois) anos, salvo se a submissão for oriunda de convite por parte dos editores da revista.
  13. Quando houver dois ou mais artigos com a mesma autoria/co-autoria, de um ou mais autores, será considerado apenas um dos artigos para publicação.
  14. Em caso de tradução para outros idiomas e/ou nova publicação, o(s) autor(es) devem informar a Equipe Editorial da Revista Conexão UEPG.
  15. Imagens ilustrativas (figuras, quadros e tabelas) devem ser inseridas em baixa resolução. São aceitas no máximo seis imagens ilustrativas no artigo. Não são aceitas mais de 2 (duas) imagens por legenda.  
  16. Os direitos autorais de fotos inseridas no artigo bem como a obtenção de autorização para uso de imagens de pessoas é de inteira responsabilidade dos autores do artigo.
  17. A revisão final de linguagem, português e língua estrangeira deverá ser realizada por membros da Comissão de Revisão da revista. O artigo só será publicado após a confirmação da realização da revisão de linguagem pelo profissional que realizou o trabalho. O nome dos membros da comissão estão disponíveis em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/about/editorialTeam
  18. A avaliação dos artigos é realizada pelo corpo de consultores da revista, constituído de professores doutores com experiência em Extensão Universitária nas diferentes áreas temáticas, vinculados a instituições de ensino nacional e/ou internacional.
  19. O artigo é encaminhado para dois membros do quadro de Consultores efetivo e/ou ad hocQuando os pareceres sobre um mesmo trabalho divergem, o artigo é encaminhado para um terceiro e último consultor.
  20. Os consultores dispõem de plena autoridade para decidir sobre a conveniência ou não da publicação, podendo, reapresentá-los com sugestões aos autores, para que sejam feitas alterações necessárias ao trabalho enviado e/ou para que os adaptem às normas editoriais da revista. Nesse caso, o artigo será encaminhado para segunda rodada de avaliação. Caso o consultor responsável pela avaliação entenda que as sugestões não foram atendidas e considere que o artigo não está apto para publicação, a submissão é rejeitada e arquivada.
  21. São utilizados softwares para identificação de plágio/autoplágio. Caso a Comissão Editorial e/ou consultores identifiquem evidências que comprometam a conduta ética exigida para publicação cientifica o artigo é recusado para publicação. 
  22. Caso seja detectado ou haja denuncia do plágio/auto-plágio após a publicação do artigo, a questão será investigada pela Equipe Editorial da revista. Caso seja comprovado, a revista deverá publicar declaração explicando aos leitores o ocorrido. A universidade(s) à qual o(s) autor(es)/co-autor(es) estão vinculados será informada sobre a questão.
  23. O período máximo para a avaliação do artigo é 6 (seis) meses. Dentro desse prazo está incluso o período para análise / emissão de parecer; período para os autores realizarem as adequações solicitadas; período para os consultores emitirem parecer sobre o atendimento das solicitações do parecer.
  24. Os nomes e endereços informados no sistema de submissão de artigos serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a de terceiros. O artigo submetido é considerado documento confidencial, sendo proibida qualquer forma de veiculação pelos consultores/equipe editorial.
  25. A exatidão das referências bibliográfica é de responsabilidade do(s) autor(es), devendo ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do autor conforme 
  26. Os artigos publicados são cadastrados no CrossRef, gerando o DOI - Digital Object Identifier
  27. Caso haja cancelamento da submissão, após o processo de avaliação estar concluído e o artigo ter sido aceito, só serão aceitas submissões dos mesmos autores/co-autores, após ter transcorrido o período de 2 (dois) anos.
  28. O(s) autor(res) são responsáveis pela autenticidade assim como por todas as informações apresentadas no artigo, respondendo civil e criminalmente pelas informações prestadas. Qualquer inexatidão nas informações, plágio ou irregularidade por parte dos autores são de responsabilidade do mesmo, isentando a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) de responder pela questão.
  29. Ao submeter artigo na Revista Conexão UEPG, o(s) autor(es) concorda(m) com o cumprimento de todas as disposições constantes nas Diretrizes para Autores.
  30. Caso haja questões que não estão previstas nas Diretrizes para Autores, cabe a Equipe Editorial da revista analisar/decidir sobre a questão, consultando a Equipe Juridica da UEPG, se for necessário.
  31. Dúvidas, sugestões e/ou críticas serão recebidas através do endereço eletrônico revistaconexao@uepg.br

 

 

NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Os trabalhos deverão ser enviados de forma eletrônica através do  site http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao

No início do processo de submissão on line é obrigatório a concordância com os itens do link Condições para submissão e do link Declaração de Direito Autoral.

A transcrição das condições são relacionadas abaixo:

 

 

Condições para submissão

  • O autor responsável pela submissão do artigo na Revista Conexão UEPG declara, em seu nome e dos co-autores, que concorda em cumprir todas as disposições constantes nas Diretrizes para Autores, sob pena de não ter o artigo publicado.
  • O nome de todos os autores será cadastrado no site da revista, com as respectivas informações solicitadas uma vez que não é permitida a inserção de autores após a avaliação.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • O artigo é original, inédito e não está sendo avaliado para publicação por outra revista;
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word. O texto foi formatado usando fonte Times New Roman, tamanho 12; margem direita, esquerda, inferior e superior, 2,5 cm; alinhamento justificado; espaçamento - 1,5 entre linhas; 1 entre linhas em branco, entre textos e exemplos, citações, tabelas, figuras, etc; foi empregado itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL);
  • As imagens ilustrativas (tabelas, quadros, figuras) estão inseridas no texto, em baixa resolução, não excedendo o máximo de 6 (seis) figuras ilustrativas;
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos pela ABNT;
  • O artigo não excede o mínimo de 12(doze) e máximo 24 (vinte e quatro) páginas, incluindo os anexos e as referências.
  • O resumo e o abstractestão em fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhamento à esquerda, iniciado pela primeira palavra, com até 150 (cento e cinquenta) palavras, assegurando informação precisa quanto ao objetivo do estudo, nome do projeto/programa ao qual está vinculado, o método, os resultados e a conclusão. As palavras chave e keywords são inseridas após o resumo e abstract, respectivamente, não sendo inferior a três palavras e superior a cinco, separadas por ponto e vírgula.
  • No texto consta introdução e conteúdo que detalha a metodologia, resultados e conclusões em tópicos e/ou sub-tópicos (em minúsculo, sem numeração e em negrito). O nome do projeto ou programa do qual o artigo é oriundo é referenciado e detalhado no artigo.
  • O nome do responsável pelo projeto é listado como co-autor ou documento sobre a questão será encaminhado conforme previsto nas Diretrizes para autores.

 

 

Declaração de Direito Autoral 

  • a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
  • b)  Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
  • c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. 

 

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO APÓS SELEÇÃO PARA PUBLICAÇÃO

  • Após o aceite, o artigo deverá ser encaminhado para revisão ortográfica, português e língua estrangeira, conforme item 17, das Diretrizes para Autores.
  • Deverá ser inserido os nomes dos autores/co-autores e as informações de nota de rodapé na versão final revisada. As notas de rodapé devem ser numeradas, reduzidas (Arial 10) e digitadas no pé de página. A ordem dos autores/co-autores e informações da nota de rodapé é de responsabilidade do autor responsável pela submissão do artigo. A nota de rodapé com as informações dos autores deve seguir o exemplo abaixo:

             Aluno(a) de Doutorado/Mestrado/Graduação da Universidade (nome e sigla), Estado – País. N° ORCID. E-mail. 

             Professor(a) da Universidade (nome e sigla), Estado – País. Nº ORCID. E-mail.

  • As imagens ilustrativas devem estar inseridas nos seus respectivos locais, em baixa resolução, dentro do texto, com título, fonte e numeradas em algarismos arábicos. Ex: Tabela 1 - Título / Fonte: autoria.
  • As notas de rodapé não devem ser utilizadas para referências. As referências devem ser inseridas no final do artigo.
  • As imagens ilustrativas, no máximo 6 (seis), deverão ser encaminhadas via e-mail - revistaconexao@uepg.br, em alta resolução. Deverão estar no formato JPG, e desvinculadas de arquivos de texto.

 

Equipe Editorial

Revista Conexão UEPG

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.