MEMÓRIA E MELANCOLIA EM TRÊS CONTOS DE RAUL POMPEIA

Autores

Resumo

Este artigo objetiva discutir como a memória e a melancolia se manifestam em três contos de Raul Pompeia, “A Andorinha da Torre”, “Olhos” e “Perfume dos Bolos”. Percebe-se que sua orientação estética prioriza o convívio harmonioso entre contrários: velho/criança, sombra/luz, vida/morte. Para esta abordagem, por meio do método comparativo, buscou-se conhecer um pouco mais sobre o estilo e os temas presentes na produção contística deste autor. Como resultados, depreende-se que a melancolia dos protagonistas está diretamente ligada ao sentimento de perda da figura amada. As confidências do narrador e a sua memória sinestésica somente ocorrem depois da ausência do objeto pranteado.

Biografia do Autor

Jane Adriane Gandra, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutora em Letras pelo Programa de Estudos Comparados de Literaturas em Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade Católica Portuguesa (UCP-Braga/Portugal). Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa (GEPELLP/CNPq). Docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG) no Curso de Letras da Unidade Universitária de Posse.

Nismária Alves David, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Pós-Doutora em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG) no Curso de Letras da Unidade Universitária de Pires do Rio e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) do Câmpus Cora Coralina. Integra a RedePoesia, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa (GEPELLP/CNPq) e o GT da ANPOLL Teoria do Texto Poético.

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Publicado

2022-02-22

Edição

Seção

Artigos Tema Livre