REFLEXÕES SOBRE O PERFIL LINGUÍSTICO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO NO CONTEXTO MULTILÍNGUE DE FOZ DO IGUAÇU

Autores

Resumo

Este estudo tematiza o multilinguismo em sala de aula e foi desenvolvido no campo da Política Linguística. O objetivo é apresentar e discutir o perfil linguístico de estudantes do Curso de Letras de uma universidade localizada em Foz do Iguaçu, face à pluralidade linguística e cultural existente no município e região. A metodologia empregou levantamentos de campo, por meio de pesquisa exploratória realizada entre 2017 e 2018, tendo como referência os mapeamentos linguísticos escolares. O estudo contribui para a construção de conhecimentos sobre contextos socioeducacionais plurilíngues e sobre a gestão do multilinguismo na educação, subsidiando reflexões sobre políticas linguísticas institucionais. A pesquisa tem como pressuposto o de que o reconhecimento e a sensibilização da comunidade acadêmica quanto à pluralidade linguística local e regional é fundamental para que ações em torno das línguas na e da instituição estejam alinhadas ao contexto em que ela se insere.

Biografia do Autor

Isis Ribeiro Berger, UNIOESTE / Professora Adjunta

Doutora em Linguística. Professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação Sociedade, Cultura e Fronteiras da UNIOESTE - Foz do Iguaçu. Membro da Cátedra Unesco em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo.

Luan Henrique Mendes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Acadêmico do Curso de Letras - Português/Inglês. Bolsista de Iniciação Científica, com bolsa da Fundação Araucária.

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Publicado

2022-02-09

Edição

Seção

Artigos Tema Livre