LETRAMENTO RACIAL E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Marivete Souta seed
  • Ione da Silva Jovino Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

Objetivamos apresentar um recorte de uma pesquisa de Mestrado  desenvolvida em 2016 em um colégio da rede estadual de educação da cidade de Ponta Grossa, Paraná, a fim de verificar se/quais conflitos de identidade racial aparecem nas produções de alunas(os) adolescentes negras(os) e brancas(os); os objetivos específicos consistiram em identificar o papel da escola e outras instituições e/ou meios na (re)construção da(s) identidade(s) raciais e analisar como uma sequência didática (SD), com o gênero relato autobiográfico podem contribuir para a construção da identidade étnico-racial, ao serem aplicadas pela perspectiva teórica do letramento racial crítico e da educação antirracista. Embasaram este estudo Besset e Castro (2008) e Ferreira (2006; 2014; 2015). Apresentaremos a sequência didática, na qual fazemos reflexões sobre as relações étnico-raciais a partir da intervenção causou impacto na ressignificação da branquitude.

Biografia do Autor

Ione da Silva Jovino, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), mestrado em Educação (2005) pela Universidade Federal de São Carlos, com doutorado em Educação (2010) e estágio de Pós-doutorado em Educação (2017-2018) na mesma universidade. Docente do Departamento Estudos da Linguagem da UEPG, e do Mestrado em Estudos da Linguagem, atuou na coordenação do Programa de agosto de 2013 a dezembro de 2016. Atualmente está como Pró-reitora de Assuntos Estudantis da UEPG. É integrante do Núcleo de Relações Étnico-raciais, Gênero e Sexualidade da UEPG no qual participa de ações de pesquisa e extensão, bem como em cursos de formação de professoras e professores. Atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e na produção de material didático para o ensino de línguas na perspectiva das africanidades e da educação das relações étnico-raciais, no projeto PIBID Africanidades. Trabalha com os seguintes temas: criança, infância e raça; literatura infanto-juvenil e relações étnico-raciais; educação e diversidade étnico-racial-cultural; iconografia e representação; desigualdades no plano simbólico.

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Publicado

2020-04-16