MARIO BENEDETTI E A ESCRITURA DE UM CONTINENTE

Autores

  • Lucan Fernandes Moreno Universidade Estadual de Ponta Grossa SEED/PR
  • Marly Catarina Soares Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v39i1.9927

Palavras-chave:

literatura,

Resumo

Mario Benedetti é um importante e necessário escritor latinoamericano. Com uma obra conhecida no mundo inteiro, Benedetti se configa como um porta-voz da América Latina. Pertenceu ao grupo de escritores latinoamericanos denominado por Monegal (1971) como Generación del 45, é comum a esse grupo de artistas a tentativa de criar uma identidade literária para o continente, para tanto, estes escritores lançam mão de novos recursos narrativos em suas obras, bem como inserem nessas obras temas que se aproximam dos conflitos do cotidiano dos sujeitos comuns – relações interpessoais e nacionalismo, por exemplo. Neste artigo discutiremos a literatura engajada de Benedetti, tomando-a como representativa do movimento de 45, buscaremos desvendar o perfil literário do uruguaio, reunindo e contrapondo estudos de sua arte.

Biografia do Autor

Lucan Fernandes Moreno, Universidade Estadual de Ponta Grossa SEED/PR

Graduado em Letras Português Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Linguagem, Identidade e Subjetividade também pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente trabalha como professor colaborador da disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura na Universidade Estadual de Ponta Grossa e como professor de língua espanhola do quadro próprio do magistério do estado do Paraná.

 

Marly Catarina Soares, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduação em Licenciatura Em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa(1989), especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Ponta Grossa(1992), mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas(1998) e doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina(2008). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Coordenação de curso UAB _ EAD da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Membro de corpo editorial da UniLetras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira. Atuando principalmente nos seguintes temas:Poesia século XX, Teoria Literaria, Florbela Espanca, Literatura Portuguesa, Estudos literários e Literatura e Mulher

Downloads

Publicado

2018-10-18