IDENTIDADES SOCIAIS DE GÊNERO COM INTERSECÇÃO DE RAÇA E DE CLASSE NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: O QUE AS PESQUISAS RECENTES REVELAM

Autores

  • Michele Padilha Santa Clara Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Aparecida de Jesus Ferreira Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v39i1.9749

Palavras-chave:

Livro Didático, Identidades, Identidades de gênero, de raça e de classe.

Resumo

O presente trabalho surgiu do interesse em compreender como são representadas as identidades sociais de gênero com intersecção de raça e de classe no livro didático de língua inglesa. Para isso, nos propusemos a responder à seguinte pergunta de pesquisa: o que as pesquisas recentes revelam acerca das identidades sociais de gêneros com intersecção de raça e de classe nos livros didáticos de língua inglesa? A metodologia utilizada neste trabalho é de caráter bibliográfico e teve como embasamento teórico autores e teóricos como Coracini (1999), Souza (1999), Crenshaw (2004), Silva (2005), Tílio (2008) e Ferreira (2012, 2014). Como resultado, pudemos perceber que os livros didáticos de língua estrangeira apresentam identidades fixas e homogêneas que não condizem com a realidade dos/as alunos/as. Sendo assim, entendemos que para que haja mudanças, é necessário que sejam realizadas mais pesquisas acerca desta temática.

Palavras-chave: Livro Didático. Identidades. Identidades de gênero, raça e classe.

Biografia do Autor

Michele Padilha Santa Clara, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Licenciada em Letras Português/Inglês pela Faculdade Santa Amélia (SECAL) e mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 

Aparecida de Jesus Ferreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora e Pós-Doutora pela University of London – Inglaterra. É professora Associada e Pesquisadora da UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ministra aulas no curso de Letras – Graduação e Mestrado. 

Downloads

Publicado

2018-10-18