CAPITU: MEMÓRIAS PÓSTUMAS EM TRÊS TEMPOS

Autores

  • Francisco Bezerra dos Santos UFPR
  • Miriany Litka Guimarães UFPR
  • Patrícia Ferreira Alexandre de Lima UFPR

Resumo

Este estudo tem o seu objeto na obra Capitu: memórias póstumas (1998), de Domício Proença Filho. Visa investigar o livro a partir de três aspectos os quais denominamos tempos. Assim, o romance será analisado a partir dos elementos de transtextualidade e metaficção presentes e, por fim, passamos a investigar o resultado do discurso de Capitu, construído sobre a égide de um patriarcado sempre presente, que não possibilita a realização dos afetos.

Biografia do Autor

Francisco Bezerra dos Santos , UFPR

Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2020-2024), Mestre em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2020), Especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz - FACIBRA (2017), Especialização em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2018) e Graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2017). Faz parte do grupo de pesquisa interdisciplinar - REDESAM sob a coordenação da Prof. Dra. Edinelza Macedo Ribeiro. Dedica-se em pesquisas concernentes ao universo amazônico, com ênfase na literatura dos povos indígenas. Áreas de interesse: Literatura do Amazonas, Literatura de autoria indígena, Letramento literário, Literatura popular, Cinema e literatura, Mito.

Miriany Litka Guimarães , UFPR

Mestranda em Estudos Literários pela Universidade Federal do Panará (UFPR), na linha de pesquisa Literatura, história e crítica. Possui Especialização em Organização e Gestão Escolar pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2013). Graduada em Letras - Licenciatura, com habilitação em Português, pela Universidade Federal do Paraná (2020), e em Pedagogia, também pela Universidade Federal do Paraná (2011).

Patrícia Ferreira Alexandre de Lima , UFPR

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Especialista em Literatura Brasileira pela mesma universidade (2009). Mestra em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2020). Tem experiência como Professora nos cursos de Letras e História, na área artística tem experiência como Gestora de Cultura e nas Artes Cênicas é atriz, diretora e produtora cultural. Quanto à pesquisa, atua principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literaturas do século XX e questões políticas pertinentes.

Downloads

Publicado

2021-11-02

Edição

Seção

Artigos Tema Livre