A LEITURA EM VOZ ALTA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Resumo

Este artigo propõe verificar como a leitura em voz alta constitui-se uma prática necessária ao ensino e à aprendizagem, em diferentes práticas discursivas nas aulas de Língua Portuguesa. Para isso, recorre-se a um estudo teórico, de base bibliográfica, sedimentado na pesquisa qualitativa, para evidenciar como a prática da leitura em voz alta pode tornar-se uma aliada ao professor, não somente para sinalizar pontos que precisam melhorar, mas para contribuir com o desenvolvimento de habilidades específicas à leitura, compreensão e, por extensão, à oralidade e à produção de textos. Como resultado, percebeu-se que a prática da leitura em voz alta na sala de aula é uma atividade necessária e sua contribuição extremamente importante para a leitura e compreensão, oralidade, produção e revisão textual, além de servir como sinalizadora para detectar problemas relacionados à decodificação, à fluência da leitura e à compreensão.

Biografia do Autor

Marcos Suel dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

É doutorando em Linguística (PPGLL) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em Letras (ProfLetras) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Letras: português-inglês pela Faculdade São Luís de França (FSLF). Especialista em Neuroaprendizagem pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Pós-graduando (especialização) em Linguística Aplicada na Educação pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduado em Letras pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Atualmente é Técnico Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião, Alagoas. Interessa-se pelos estudos da Leitura e Cognição, com foco no processamento de reconhecimento das palavras escritas na leitura em voz alta; nos processos de decodificação; na leitura em voz alta. Além de interessar-se ainda pela área da Linguística Textual. É integrante do GETEL: Grupo de Estudos do Texto e da Leitura: perspectivas interdisciplinares.

Publicado
2021-10-09
Seção
Artigos Tema Livre