COMPREENDENDO UMA FORMA TECNOLINGUAGEIRA: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA DA CONSTRUÇÃO E PERPETUAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS RACIAIS NO GÊNERO NOTÍCIA ONLINE

Autores

Resumo

 Com o advento da tecnologia e seus diferentes usos nas práticas sociais, foram desencadeadas mudanças no uso da linguagem e, ainda, novos gêneros discursivos e textuais, como por exemplo, os leads, constituintes da forma tecnolinguageira notícia online. Pensando nos avanços tecnológicos que as sociedades têm experienciado ao longo das últimas décadas, o presente trabalho se estrutura a partir da linguística textual e análise do discurso, a fim de analisar e compreender o uso linguístico nos leads e, mais especificamente, nas notícias online. Ademais, esta pesquisa tem por escopo discutir, identificar e desconstruir os signos sociais pejorativos, construídos historicamente, sobre a população negra brasileira presentes no gênero notícia online. Para tal, este ensaio está estruturado da seguinte forma: contextualização e síntese dos estudos linguísticos sobre as tecnolinguageiras, contextualização histórica acerca das questões raciais no Brasil e reflexão sobre o papel da linguagem e do letramento crítico na luta racial. Por fim, por meio dos resultados da análise deste estudo, apontamos para a relevância de integrar as formas tecnodiscursivas e os recursos semióticos aos estudos discursivos e de letramento racial crítico, na medida que as práticas de linguagem refletem questões sociais e históricas.

Biografia do Autor

Taisa Rita Ragi, Universidade Federal de Lavras

Possui formação técnica em Redes de Computadores pelo Centro Tecnológico de Minas Gerais de Nepomuceno (2015), atualmente é graduanda em Letras pela Universidade Federal de Lavras (2017). Participou do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - CAPES), pelo curso de Letras/UFLA. Desenvolve pesquisa por meio do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC- UFLA) sobre textos multimodais e sua inserção na sala de aula como ferramenta de ensino de Língua Portuguesa. Atualmente é bolsista do programa de Residência Pedagógica e membra do grupo de pesquisa, Textualiza (Textualidades em Gêneros Multissemióticos e Formação de Professores de Língua Portuguesa - Cnpq- UFLA)

Letícia Fernanda Carvalho Silva, Universidade Federal de Lavras

Foi bolsista do programa de pesquisa Bic Júnior (UFLA). É graduanda em Letras pela UFLA. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência-Inglês. Foi professora bolsista de língua Inglesa na Coordenadoria de Idiomas da UFLA. Participou do programa SUSI, pelo departamento de estado norte americano, com foco em Empreendedorismo social. Atualmente, desenvolve pesquisa científica voluntária  sobre o African American English e a identidade étnico-racial. É co-fundadora e integrante do Grupo de Estudos Amefricanos Zacimba Gaba. É bolsista da CAPES no programa Residência Pedagógica.

Gasperim Ramalho de Souza, Universidade Federal de Lavras

 É Doutor em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal e Tecnológico de Minas Gerais (CEFET-MG), Mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG (POSLIN /FALE), Especialista em Ensino de Língua Inglesa (UFMG), Especialista em Educação Especial e Inclusiva (UNINTER), graduado em Letras, habilitação em Inglês pela Faculdade de Letras (FALE/UFMG). Atualmente, é professor Adjunto do Departamento de Estudos da Linguagem (DEL) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), membro do Grupo de Estudos Amefricanos Zacimba Gaba (GEAZ/ UFLA) e da Associção Brasileira de Pesquisadores Negros ( ABPN).

Downloads

Publicado

2022-05-19

Edição

Seção

Artigos Tema Livre