A ARGUMENTATIVIDADE EM TEXTOS DA ESFERA JORNALÍSTICA: UMA ANÁLISE DO GÊNERO COMENTÁRIO DE LEITOR

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em apresentar uma análise do gênero comentário de leitor, em site jornalístico, observando de que forma o produtor do texto constrói discursivamente a argumentatividade revelada por meio de alguns elementos interacionais, dialógicos e estilísticos dos enunciados. Para tanto, teórica e metodologicamente, seguimos os postulados de Bakhtin (2016), Rojo (2005), Rodrigues (2005) e Amossy (2018). Os resultados evidenciam que os argumentos são construídos na interação entre o enunciador e seus interlocutores, que não participam face a face da comunicação, mas exercem um papel relevante nas escolhas realizadas pelo locutor. Destacamos o olhar sobre a esfera jornalística como reguladora das relações e da força argumentativa dos enunciados, que compõem o horizonte temático-discursivo do jornal, assim como as relações dialógicas com outros gêneros publicados no site, que contribuem para a orientação valorativa dos comentários de leitor.

Biografia do Autor

Maria José Fernandes da Silva Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros/RN/Brasil. Mestra em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN – Currais Novos/RN). Professora de Língua Portuguesa do quadro efetivo da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC/RN).

Edmar Peixoto de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas (DLV), da Faculdade de Letras e Artes (FALA) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN – Mossoró/RN). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras/UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros/RN/Brasil.

Érika de Sá Marinho Albuquerque , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros/RN/Brasil. Mestra em Direito, pela Universidade Católica de Pernambuco. Integrante da Equipe de Trabalho Remoto da Advocacia Geral da União. Professora de Direito da Universidade Vale do Salgado/CE.

Publicado
2021-10-03
Seção
Artigos Tema Livre