ESTILO ACADÊMICO E ESTILOS INDIVIDUAIS EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LETRAS: IMPLICAÇÕES PARA O ESTUDO DOS LETRAMENTOS ACADÊMICOS

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Resumo

O comportamento dos textos acadêmicos pode ser compreendido a partir de dois fatores diametralmente opostos, porém, copresentes nos textos. Trata-se de fatores geradores de estabilidade, contíguos ou paralelos a fatores criativos geradores de transformação. Nesse sentido, este trabalho, que faz parte de um estudo mais amplo que visa a investigar formas de inscrição da subjetividade nos gêneros acadêmicos resultantes de Trabalhos de Conclusão de um curso de Letras do Paraná, busca depreender as relações de poder nos resumos de gêneros acadêmicos, artigos, monografias e ensaios, do ponto de vista estilístico à luz das perspectivas enunciativa e discursiva, ancoradas num entendimento dialógico da linguagem. A metodologia adotada é a pesquisa qualitativa de tipo documental. O corpus consiste de 46 resumos de TCCs defendidos em 2018. Os principais resultados indicam que o estilo acadêmico não se apresenta homogêneo, mas repleto de imbricações resultantes dos confrontos entre subjetividade, linguagem e poder.

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Publicado

2021-02-17

Edição

Seção

Dossiê temático