DAS (IM)POSSIBILIDADES DO CORPO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA MODA SOBRE O CORPO PLUS SIZE

Resumo

O presente trabalho propõe, a partir do método arquegenealógico engendrado por Michel Foucault, observar a moda como uma fabricação histórica que incide sobre os corpos e, mais especialmente, sobre o corpo gordo. De início, contextualizar-se-ão as mais imediatas manifestações de poder que, atravessadas pelo corpo, pela história e pela moda, produzem o próprio sujeito. Em seguida, procuramos demonstrar como o corpo tem sido aquilo pelo que se luta em diferentes momentos históricos. O conceito de dispositivo é tomado como ponto central na investigação dos indícios deixados na superfície histórica do discurso da moda na sociedade moderna. O material para o qual se volta nosso olhar analítico, na composição deste texto, é formado de duas publicações da revista Moda Moldes Especial Plus Size, que se inscrevem em um conjunto de práticas modelares sobre o corpo, colocando em discussão os modos de subjetivação da mulher gorda no espaço da moda.

Biografia do Autor

Pâmela Tavares de Carvalho, Universidade de Franca/UNIFRAN
Doutoranda no programa de Pós-Graduação em Linguística pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Mestre em Linguística pela mesma instituição (2019). Atualmente é servidora Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. É membro do grupo de pesquisas GTEDI/Unifran desde 2017. No que tange à formação teórica atual estão em ênfase os estudos sobre Análise de Discurso, discursividades do corpo, moda e feminino. E-mail: pamela.carvalho@ifsuldeminas.edu.br.
Luciana Carmona Garcia Manzano, Universidade de Franca - UNIFRAN
Professora e Coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade de Franca. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2014). Realizou estágio doutoral em Tolouse (França), na Université de Toulose II- Le Mirail, como parte de seu projeto de doutoramento. Tem Mestrado (2010) em Linguística pela mesma instituição. É membro do grupo de pesquisas Labor/UFSCar e líder do grupo GTEDI/Unifran desde 2016. E-mail: lcgmanzano@gmail.com.
Publicado
2020-09-26
Seção
Dossiê temático