JORNAIS LITERÁRIOS NO PARANÁ: OS CEM PRIMEIROS ANOS DA LITERATURA NA IMPRENSA A PARTIR DOS CATÁLOGOS COMEMORATIVOS DO IHGB

Autores

  • Alvaro Daniel Costa Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

O presente artigo busca examinar, a partir da conexão com a história da mídia e da palavra impressa no Brasil, os periódicos literários no Brasil e, em especial, no Paraná a partir do Tomo Consagrado à Exposição Commemorativa do Primeiro Centenário da Imprensa Periódica no Brasil, bem como de outras edições regionais produzidas pelo Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHGB). Nesse sentido, percebe-se que o ano de 1908 foi especial para o jornalismo brasileiro, já que foi comemorado o centenário da imprensa no Brasil e que, por essa razão, coube ao IHGB realizar um inventário sobre todos os títulos encontrados em terras tupiniquins. Notou-se, nesses catálogos, a grande presença de jornais literários que invadiram o universo da leitura no país e que se tornaram importantes para a história do jornalismo.

Biografia do Autor

Alvaro Daniel Costa, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Jornalista graduado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) no ano de 2010. Graduou-se também em Bacharelado em História pela mesma instituição obtendo a Láurea Acadêmica a título de louvor pelo excelente desempenho em seu currículo pleno. Atualmente faz Mestrado em História com área de concentração em História, Cultura e Identidades pela UEPG. É Bolsista Capes/CNPQ.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Edição

Seção

Artigos Tema Livre