LEITURA DE TIRAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Marcela Martins de Melo Fraguas Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Neste estudo, explicitam-se as estratégias adotadas nas aulas de Língua Portuguesa para o desenvolvimento da competência leitora. O planejamento das atividades pautou-se na leitura do gênero tira, com alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Entende-se que o estudante é um sujeito que constrói conhecimento, de forma gradual, na interação com o professor e com os colegas da turma. Para tanto, adotaram-se dois procedimentos: a participação guiada, explicitada por Solé (1998), e as autoexplicações, expostas por Abarca e Rico (2003). A pesquisa-ação (TRIPP, 2005) foi o método norteador da pesquisa em questão, visto, dentre outros aspectos, o planejamento da ação, com o objetivo de melhorar a prática de sala de aula. A percepção de que os estudantes traziam dificuldades na leitura de textos multimodais, de forma mais específica, das tiras, que, constantemente, apareciam nos materiais didáticos e nas avaliações, motivou a realização de atividades que os auxiliassem nesse sentido. Constatou-se, ao final, que os discentes conseguiram ler com maior desenvoltura e autonomia.
Publicado
2020-09-24
Seção
Artigos Tema Livre