O uso de espaços públicos: o caso da requalificação da rua São Francisco e da construção da Praça de Bolso do Ciclista, Curitiba, PR

Autores

Palavras-chave:

espaço, Espaço público, cidadania, democracia

Resumo

Esse artigo problematiza o processo de requalificação da rua São Francisco e da construção da Praça de Bolso do Ciclista, analisando a transformação do uso desses espaços públicos após a intervenção. Através de análise participante, com a aproximação com os sujeitos que utilizam os espaços da rua e da praça, o resultado aponta para o espaço público como fundamental na discussão sobre cidadania. No entanto a apropriação destes espaços não deixa de gerar conflitos entre os múltiplos atores com interesses divergentes. Apesar da elaboração e a execução do projeto de ter contado com uma equipe de profissionais experientes, as diferentes formas de ocupação da rua não foram consideradas no planejamento, o que não necessariamente indica a existência de equívoco no processo de requalificação. Ocorre que os sujeitos que se apropriaram e ocupam estes espaços também são agentes transformadores que criam novos usos e novas perspectivas conforme suas demandas.

Downloads

Publicado

2021-08-08

Como Citar

CIGOLINI, A. A. . .; PORTO, J. de M. O uso de espaços públicos: o caso da requalificação da rua São Francisco e da construção da Praça de Bolso do Ciclista, Curitiba, PR. Terr@ Plural, [S. l.], v. 15, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/14562. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos