Educação no/do Campo como resistência e enfrentamento das desigualdades

Autores

  • Raimunda Aurea Dias de Sousa Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina http://orcid.org/0000-0002-4646-4500
  • Maria Arlandia Reis silva Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina

Palavras-chave:

território, Educação, assentamento, camponeses, trabalho

Resumo

O entendimento de que a conquista da educação é tão importante quanto à ocupação de um latifúndio faz parte de uma construção contínua dentro dos movimentos sociais do campo, particularmente, no MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Assim, este artigo pretende analisar a Educação no/do Campo enquanto uma política pública no enfrentamento das desigualdades historicamente acirradas pela divisão cidade-campo, ao tempo que resiste ao modelo educacional imposto pela burguesia agrária. Os resultados apontam que as políticas educacionais só têm sentido quando pensada com os sujeitos, e não para os sujeitos – sobretudo os do campo, que historicamente foram excluídos do direito à uma educação que não fosse meramente presencial. Nesse sentido a Educação do Campo é importante no desenvolver de um papel na disputa de hegemonia de projetos de campo, de sociedade e de formação humana.

Biografia do Autor

Raimunda Aurea Dias de Sousa, Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina

Professora Adjunta da UPE/Campus Petrolina, pesquisadora dos grupos de pesquisa - GPECT – Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais - UFS e Grupo de Pesquisa em sociedade e Natureza no Vale do São Francisco - UPE/Petrolina. Professora  e Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - PPGFPPI.

 

Maria Arlandia Reis silva, Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina

mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) Pela Universidade de Peranmbuco e Professora da Educação Basica.

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Publicado

2020-09-29

Como Citar

DIAS DE SOUSA, R. A.; REIS SILVA, M. A. Educação no/do Campo como resistência e enfrentamento das desigualdades. Terr@ Plural, [S. l.], v. 14, p. 1–22, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/13609. Acesso em: 19 abr. 2024.