Hidrodinâmica em zona de perturbação de barragem tropical

Autores

Palavras-chave:

Usina Hidrelétrica, Reservatório Tropical, Perda de Solos, Sensoriamento Remoto

Resumo

A região de flutuação do nível da água em reservatórios representa uma zona de perturbação que experimenta exposição à inundação cíclica devido às operações do reservatório, o que induz movimentos de massa marginais e constante transporte de sedimentos oriundos de bacias hidrográficas adjacentes. O objetivo deste estudo é determinar a melhor fonte de imagens multiespectrais de média resolução espacial para diagnosticar processos hidrodinâmicos, propondo uma chave de classificação baseada em cor. Além disso, entender quais os principais tipos de movimentos de massa ocorrem e como os fatores naturais e antrópicos condicionam estes eventos. Para isso, comparamos qualitativamente imagens dos satélites Landsat-5 TM, Landsat 8 OLI e Sentinel-2 MSI, com combinação de bandas simples e baseada em equação com imagens detalhadas obtidas por aeronave remotamente pilotada. Verificamos que a associação entre a composição simples cor verdadeira 432 juntamente com a composição VRE-VIS, adaptada neste estudo, fornecem realces de transporte de sedimentos ativos em solo exposto nas margens do reservatório e a combinação VNIR-VRE2, também adaptada, apresenta melhor nitidez em relação à profundidade da lâmina d’água.

Biografia do Autor

Alesson Pires Maciel Guirra, Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, MG

Engenheiro Geólogo (UFOP. 2015), Mestre em Geografia com ênfase em Geotecnologias Aplicadas à Gestão e Análise Ambiental (UFMT, 2017), Doutorando em Tecnologias Ambientais (atual)

Downloads

Publicado

2020-09-29

Como Citar

GUIRRA, A. P. M.; MOTTA, J. S.; GONÇALVES, A. B.; PARANHOS FILHO, A. C. . Hidrodinâmica em zona de perturbação de barragem tropical. Terr@ Plural, [S. l.], v. 14, p. 1–29, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/15782. Acesso em: 29 mar. 2024.