ARBORIZAÇÃO URBANA NO BRASIL: um reflexo de injustiça ambiental

Autores

  • Taise Ernestina Prestes Nogueira Duarte Mestre em Geografia pela UFMT
  • Fabio Angeoletto Doutor em Ecologia pela Universidade Autônoma de Madrid e Professor Permanente do Mestrado em Geografia da UFMT. Twitter: @JupiterFulgor
  • Enrique Richard Professor Catedrático de Metodologia de Pesquisa na Universidad Mayor de San Andrés, La Paz, Bolívia
  • Marcelo Caetano Vacchiano Acadêmico do Mestrado em Geografia da UFMT, campus de Rondonópolis
  • Deleon da Silva Leandro Acadêmico do Mestrado em Geografia da UFMT, campus de Rondonópolis
  • João Fernando Copetti Bohrer Acadêmico do Mestrado em Geografia da UFMT, campus de Rondonópolis
  • Leandro Bernardo Leite Acadêmico do Mestrado em Geografia da UFMT, campus de Rondonópolis
  • Jeater Waldemar Maciel Corrêa Santos Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo e Professor Permanente do Mestrado em Geografia da UFMT.

Palavras-chave:

Cobertura vegetal, Qualidade ambiental, Planejamento urbano, Biodiversidade urbana, Segregação sócio-espacial

Resumo

O presente artigo tem como objetivo traçar um panorama da arborização urbana no Brasil a partir dos dados da presença de árvores no entorno das residências do Censo 2010 disponibilizadas pelo IBGE. Buscamos discutir as dinâmicas envolvidas neste panorama. Estes dados são de suma importância para auxiliar na compreensão da realidade atual em que se encontra a arborização urbana em cada região do país e a partir desta compreensão abrir portas para novas iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade ambiental urbana e dos serviços ambientais correspondentes. A análise dos dados revelou uma relação positiva entre planejamento urbano e arborização urbana. Ademais, detectamos que os municípios menores obtiveram maiores percentuais de arborização comparados às cidades grandes e médias.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-12-19

Como Citar

NOGUEIRA DUARTE, T. E. P.; ANGEOLETTO, F.; RICHARD, E.; VACCHIANO, M. C.; LEANDRO, D. da S.; BOHRER, J. F. C.; LEITE, L. B.; MACIEL CORRÊA SANTOS, J. W. ARBORIZAÇÃO URBANA NO BRASIL: um reflexo de injustiça ambiental. Terr@ Plural, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 291–303, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/9677. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos