GEOGRAFIA E GÊNERO: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM A COMUNIDADE

Autores

  • Adriana Correia de Oliveira Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Claudia Cleomar Araujo Ximenes Cerqueira Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR e Faculdade de Pimenta Bueno - FAP
  • Ayrton Schupp Pinheiro Oliveira Mestrado em Andamento no Programa de Pós Graduação em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Resumo

Este artigo tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas pelo grupo de pesquisadoras do GEPGÊNERO no ano de 2011, dentro do contexto escolar que adentraram na comunidade do Bairro Mariana no município de Porto Velho, Rondônia, com intuito de conhecer a realidade do mundo iletrado de pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar os espaços escolares, e que mesmo assim encontraram meios para enfrentar os problemas cotidianos. Dessa forma, os desafios encontrados num espaço desconhecido tornaram se um lugar acolhedor que vem insistindo em manter a esperança por dias melhores pela inserção social e, sobretudo por uma melhor qualidade de vida. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizado o método fenomenológico com respaldo em teóricos da Geografia e da Pedagogia de forma que uma ciência contribuía com a outra na compreensão do trabalho social que ocorre no Grupo Espírita Francisco de Assis - GEFA.

Biografia do Autor

Adriana Correia de Oliveira, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestrado em Andamento no Programa de Pós Graduação em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Claudia Cleomar Araujo Ximenes Cerqueira, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR e Faculdade de Pimenta Bueno - FAP

Mestrado em Andamento no Programa de Pós Graduação em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Ayrton Schupp Pinheiro Oliveira, Mestrado em Andamento no Programa de Pós Graduação em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Mestrado em Andamento no Programa de Pós Graduação em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Downloads

Publicado

2016-10-23

Como Citar

OLIVEIRA, A. C. de; CERQUEIRA, C. C. A. X.; OLIVEIRA, A. S. P. GEOGRAFIA E GÊNERO: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM A COMUNIDADE. Terr@ Plural, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 121–138, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/8108. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos