MONITORAMENTO DA ÁREA URBANA DE PORTO VELHO-RO AO LONGO DE 27 ANOS, UTILIZANDO IMAGENS DE SATÉLITE.

Autores

  • Siane Cristhina Pedroso Guimarães Universidade Federal de Rondônia
  • helen rose oliveira da silva Universidade Federal de Rondônia

Resumo

O artigo tem por finalidade evidenciar os resultados obtidos na pesquisa de monitoramento realizado na área urbana de Porto Velho entre os anos de 1985 a 2012, com intervalos de quatro anos, tendo como âncora o geoprocessamento e o sensoriamento remoto. Por meio da interpretação das imagens de satélite foi possível realizar uma análise entre o avanço da degradação nas Áreas Verdes, e o crescimento populacional. A utilização dessas ferramentas permitiu verificar, através da interpretação das imagens LANDSAT com resolução de 30m, SPOT resolução 2,5m, WORLDVIEW resolução 50 cm e RESOURCESAT 15m, a direção da expansão urbana, que se desloca, principalmente, no sentido leste. 

Biografia do Autor

Siane Cristhina Pedroso Guimarães, Universidade Federal de Rondônia

Professora Doutora pelo departamento de geografia da Universidade Federal de Rondônia, atua na área do geoprocessamento e sensoriamento remoto, geografia fisica e cartografia.

helen rose oliveira da silva, Universidade Federal de Rondônia

Bacharel em geografia atuante na area de geoprocessamento e sensoriamento remoto e geografia fisica. E mestranda pelo programa de Pós-Graduação mestrado em geografia da Universidade Federal de Rondônia.

Downloads

Publicado

2015-10-10

Como Citar

GUIMARÃES, S. C. P.; OLIVEIRA DA SILVA, helen rose. MONITORAMENTO DA ÁREA URBANA DE PORTO VELHO-RO AO LONGO DE 27 ANOS, UTILIZANDO IMAGENS DE SATÉLITE. Terr@ Plural, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 140–156, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/8106. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos