REGIONALISMO X INTERNACIONALISMO E AS FORMAS CONTEMPORÂNEAS DO ESTADO

Autores

  • Vinício Carrilho Martinez Universidade Federal de São Carlos
  • Antenor Alves Silva Fundação Universidade Federal de Rondônia http://orcid.org/0000-0001-8551-1288

Palavras-chave:

Estado Democrático de Direito Internacional, Estado Democrático de Terceira Geração, Internacionalização da Amazônia, Princípio da Não Intervenção

Resumo

O texto suscita a necessidade de atualizar o debate que trata da contraposição entre regionalismo e internacionalismo, notadamente no Brasil, sob a premissa de que o Princípio da Soberania não é absoluto, da mesma forma como é fulcral a efetivação do Princípio da Não-Intervenção. O tema vem sendo debatido sob a forma-Estado do Estado Democrático de Direito Internacional – ou Estado Democrático de Terceira Geração. Trata-se, portanto, de uma temática afeta às denominadas Teorias do Estado, mas sob o viés da urgência de estabelecer regras duradouras – internacionalizáveis – para a garantia da “soberania nacional brasileira” diante dos avanços de uma possível internacionalização da Amazônia.

Biografia do Autor

Vinício Carrilho Martinez, Universidade Federal de São Carlos

Pós-doutorado em Educação e em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e em Ciências Sociais pela UNESP. Mestre em Educação pela UNESP e em Direito pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (FEDNP). Bacharel em Ciências Sociais pela UNESP e em Direito pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (CUEM). Atualmente atua no serviço público como Professor Adjunto na Universidade Federal de São Carlos. É jornalista.

Antenor Alves Silva, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especializado em Docência do Ensino Superior pela Universidade Castelo Branco (UCB). Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Atua profissionalmente como Técnico em Assuntos Educacionais na UNIR.

Downloads

Publicado

2015-10-10

Como Citar

MARTINEZ, V. C.; SILVA, A. A. REGIONALISMO X INTERNACIONALISMO E AS FORMAS CONTEMPORÂNEAS DO ESTADO. Terr@ Plural, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 91–107, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/8100. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos