MENINAS QUILOMBOLA: UM OLHAR SOBRE GÊNERO E LUGAR

Autores

  • Juliana Berg Unicentro
  • Carla Luciane Blum Vestena UNICENTRO

Resumo

O presente texto traz a percepção de pesquisadores sobre a vulnerabilidade das meninas quilombolas a cerca da possível opressão vivida no ambiente escolar. Uma reflexão que equaciona gênero e raça, sob a ótica da psicologia ambiental e do construtivismo de Jean Piaget.

Biografia do Autor

Juliana Berg, Unicentro

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade do Centro Oeste, PR (2013). Especialista em Administração de Empresas pela FAE, Bom Jesus em Curitiba (2003). Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Tecnologia Internacional - FATEC (2012). Graduada em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (1999). Integrante do GIEDH - Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Educação. Pesquisadora em Projeto com tema: Moralidade e conhecimento socioambiental de meninos e meninas da comunidade Quilombola invernada Paiol de Telha, Guarapuava, PR, 2013 sob orientação da profa. Dra. Carla Luciane Blum Vestena, financiado pelo CNPQ. Voluntária na Secretaria de Educação do município de Irati. 

Carla Luciane Blum Vestena, UNICENTRO

Professora adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2003). Possui graduação em Pedagogia Orientação Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1996) e Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1997). E especialização em Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especiais pela Univale (2008). Membro da Sociedade Brasileira Jean Piaget, SBJP, Brasil. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associado do GT de Psicologia da Educação. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Membership in the Jean Piaget Society (JPS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem e Desenvolvimento Humano; Processos Perceptuais e Cognitivos; Valores e Moralidade; Educação Ambiental. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação Strictu Sensu da Unicentro. E também atua no curso de Pedagogia e no Mestrado em Educação, especificamente na linha de Educação, Cultura e Diversidade, na Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro (Gurapuava, Paraná, Brasil).

Downloads

Publicado

2015-06-25

Como Citar

BERG, J.; VESTENA, C. L. B. MENINAS QUILOMBOLA: UM OLHAR SOBRE GÊNERO E LUGAR. Terr@ Plural, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 389–408, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/6583. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos