Sobre os Trilobitas da Bacia do Paraná e o Centenário da Monografia de Clarke (1913) e O Mito de Sísifo na Paleontologia Brasileira. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.7iEspecial.0006

Autores

  • Renato Pirani Ghilardi UNESP-Bauru-SP
  • Drielli Peyerl Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, SP
  • Juliana Moraes Leme Instituto de Geociências - USP - São Paulo, SP
  • André Mori Instituto de Geociências - USP - São Paulo, SP

Resumo

Estabelece-se aqui o histórico de pesquisas desenvolvidas em trilobitas na Bacia do Paraná, Brasil. Desde o clássico trabalho monográfico de J. M. Clarke até o presente, várias fases de desenvolvimento científico ocorreram, a saber: uma primeira fase de prospecção de material, uma segunda fase de estudos sistemáticos, e uma terceira fase com a consolidação dos conceitos adquiridos. Adicionalmente discute-se as espécies de trilobitas descritas para o devoniano da Bacia do Paraná elencando as espécies válidas. Por fim, apresenta-se comentários sobre o desenvolvimento das pesquisas paleontológicas brasileiras principalmente no que se refere ao estudo de trilobitas.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-02-20

Como Citar

GHILARDI, R. P.; PEYERL, D.; LEME, J. M.; MORI, A. Sobre os Trilobitas da Bacia do Paraná e o Centenário da Monografia de Clarke (1913) e O Mito de Sísifo na Paleontologia Brasileira. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.7iEspecial.0006. Terr@ Plural, [S. l.], v. 7, p. 75–84, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/5739. Acesso em: 28 mar. 2024.