A REPRESENTATIVIDADE DESIGNADA AO PATRIMÔNIO CULTURAL PELOS MORADORES DA VILA DO DISTRITO DE GUARAGI, PONTA GROSSA/PR

Autores

  • Rubia Batini Grilo UEPG
  • Leonel Brizolla Monastirsky UEPG

Resumo

Este artigo apresenta a pesquisa realizada na vila do distrito de Guaragi, Ponta Grossa, PR, lugar onde buscou-se analisar qual a representatividade designada ao patrimônio cultural local por seus moradores. A pesquisa utilizou-se da metodologia quali-quantitativa, com a aplicação de questionários semi-estruturados, buscando conhecer e analisar os elementos condicionantes da realidade vivenciada pelos atores sociais locais, a partir do contexto geográfico; dos aspectos culturais; dos fatores histórico-econômicos e principalmente como os moradores se relacionam com os patrimônios culturais existentes, qual noção possuem, quais significados e importância vinculam ao mesmo, utilizando como instrumento o Colégio Estadual Campo Dr. Munhoz da Rocha. Constatou-se que para os moradores existe mais de uma forma de representatividade vinculada ao patrimônio cultural local conforme será demonstrado.

Biografia do Autor

Rubia Batini Grilo, UEPG

Professora da rede estadual de educação do Paraná, Tutora on-line na EaD Geografia UEPG, Graduada em Geografia pela FAFICOP, Especialista em Ensino de Geografia pela UEL e Mestranda de Geografia em Gestão do Território UEPG.

Leonel Brizolla Monastirsky, UEPG

Professor Doutor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG.

Publicado

2014-12-22

Como Citar

GRILO, R. B.; MONASTIRSKY, L. B. A REPRESENTATIVIDADE DESIGNADA AO PATRIMÔNIO CULTURAL PELOS MORADORES DA VILA DO DISTRITO DE GUARAGI, PONTA GROSSA/PR. Terr@ Plural, [S. l.], v. 7, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/4722. Acesso em: 20 abr. 2024.