Reflexões sobre os conflitos entre a manutenção da cultura local rural e o anseio por “modernidades” na vila do distrito de Guaragi, em Ponta Grossa –PR

  • Fabelis Manfron Pretto Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Leonel Brizolla Monastirsky Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões sobre a relação entre a manutenção da cultura local do Distrito de Guaragi, no município de Ponta Grossa – PR, frente às modernidades adquiridas por esse local, vindas principalmente através dos meios midiáticos e do contato com o urbano. Através de levantamento bibliográfico e da aplicação de questionários diretos e aleatórios à população residente na vila do distrito, buscou-se identificar e compreender as características culturais que se estabelecem nesse espaço. Os moradores da vila distrital encontram-se influenciados pelas modernidades oferecidas pela proximidade com os núcleos urbanos e a mídia. A vila pode ser considerada um espaço híbrido, de transição entre rural e urbano. A falta de estudos sobre a temática, a deficiência na organização política do local, e a pouca representatividade econômica faz com que o distrito seja tratado com descaso pelas diversas escalas do poder público, e a população careça de diversos serviços, buscados no espaço urbano de Ponta Grossa e dos municípios vizinhos. Nesse sentido, essa pesquisa buscou contribuir com as discussões conceituais sobre distrito rural, na apresentação de um instrumento que poderá ser utilizado pelo Poder Público para oferecer melhor condição de vida a população e nas discussões sobre a relação campo-cidade.

Biografia do Autor

Fabelis Manfron Pretto, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia - Mestrado em Gestão do Território, na Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Leonel Brizolla Monastirsky, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Prof. Dr. adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Programa de Pós- Graduação em Geografia e no Departamento de Geociências.
Publicado
2014-04-29
Seção
Artigos/ Articles