Ensinando geografia para alunos surdos e ouvintes: algumas adaptações na prática pedagógica

Autores

  • RICARDO LOPES FONSECA Universidade Estadual de Londrina
  • ELOIZA CRISTIANE TORRES Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Este estudo engloba as principais características sobre a educação inclusiva do aluno surdo nas salas de aulas, bem como os resultados coletados durante o processo da confecção da dissertação sobre este tema. São várias as reflexões que se apresentam no transcorrer deste trabalho. A expectativa é que os pensamentos aqui mencionados sejam de fácil compreensão para o leitor e que consigam despertar a consciência e o senso crítico com referência à situação do modelo de inclusão de alunos surdos nas escolas públicas do Brasil. Considera-se educação inclusiva o método de inclusão de distúrbios de aprendizagem na rede básica de ensino. Essa discussão é direcionada para a variedade de implicações sobre o ensino de Geografia para os alunos surdos, visto que o ensino para alunos surdos deve ser visto com muita atenção, já que as propostas pedagógicas direcionadas para o indivíduo surdo têm como finalidade possibilitar o crescimento total de suas capacidades, porém, o que se percebe é que não é isso que ocorre nas salas de aulas. O objetivo geral deste estudo é o de aplicar várias metodologias para o ensino de Geografia em salas de aulas com alunos surdos e ouvintes, com o objetivo de averiguar a validade de cada uma das possibilidades pedagógicas aplicadas, ou seja, se é possível seu aproveitamento em sala de aula com os dois grupos de alunos.

Biografia do Autor

RICARDO LOPES FONSECA, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Mestre pelo Programa de Mestrado em Geografia: Dinâmica Espaço Ambiental da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Atuando principalmente nos seguintes temas: métodos e práticas em ensino de Geografia e inclusão de alunos com necessidades especiais.

ELOIZA CRISTIANE TORRES, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Geografia

Downloads

Publicado

2014-04-29

Como Citar

FONSECA, R. L.; TORRES, E. C. Ensinando geografia para alunos surdos e ouvintes: algumas adaptações na prática pedagógica. Terr@ Plural, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 223–240, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/4321. Acesso em: 28 mar. 2024.