O contexto escolar dialogando com microterritorialidades urbanas: possibilidades includentes. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.6i2.0011

Autores

  • Carlos Henrique de Oliveira Aigner Prefeitura Municipal de Porto Alegre
  • Claudia Luisa Pires UFRGS

Resumo

 

Este artigo trata de algumas reflexões sobre duas importantes abordagens conceituais no contexto da escola: cotidiano e microterritorialidade. Estes conceitos buscam auxiliar a compreensão da organização socioespacial no e do espaço e como estas contribuem para a valorização e construção de saberes e práticas de sujeitos e espaços sociais. Apresenta uma discussão em torno do papel da escola e do ensino de geografia numa lógica que tenta se contrapor à padronização e generalização de conteúdos, práticas e conceitos. Pretende posicionar, a partir dos educandos, outros olhares sobre a dinâmica espacial, especificamente, sob diferentes formas de sociabilidade do espaço urbano, a partir de suas vivências no e com o espaço na tentativa de dialogar com seu próprio conhecer e possibilitar diferentes formas de participação na sociedade.

 

Biografia do Autor

Carlos Henrique de Oliveira Aigner, Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Possui Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) , Bacharelado em Geografia pela Universidade Luterana do Brasil (2007) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e iniciou o Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Professor da Rede Municipal de Ensino em Porto Alegre , atualmente exerce a função de Diretor da EMEF. Prof. Larry José Ribeiro Alves. Tem experiência nas áreas de ensino e pesquisa em educação ambiental, gestão escolar, ensino de Geografia e Estudos Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e pesquisa, educação ambiental e cidadania, gestão escolar, práticas de ensino, metodologias para o ensino e educação popular.

Claudia Luisa Pires, UFRGS

Possui Licenciatura Plena em Geografia (1997) e Bacharelado em Geografia (1998) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Geografia (UFRGS/2000) e Doutora em Geografia (UFRGS/2010). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua em linhas de pesquisas com ênfase em estudos regionais, conflitos urbanos, educação e cidadania e análise territorial. Tem experiência na área de ensino de geografia e educação popular. Integra o grupo de pesquisa interdiciplinar Observatório Franco-Brasileiro de Cidades da Periferia com atuação no município de Canoas e Geografia: cotidiano, território, ambiente e paisagem na educação da cidade.

Downloads

Publicado

2012-03-29

Como Citar

AIGNER, C. H. de O.; PIRES, C. L. O contexto escolar dialogando com microterritorialidades urbanas: possibilidades includentes. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.6i2.0011. Terr@ Plural, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 353–365, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/3277. Acesso em: 29 mar. 2024.