Espaço, Localização e Lugar na teoria de Milton Santos

Autores

Palavras-chave:

Geografia, Ação política, Redistribuição espacial

Resumo

Esse ensaio centra-se no estudo da articulação conceitual entre espaço, localização e lugar, com base na teoria do espaço do renomado geógrafo brasileiro Milton Santos, e destaca o papel atribuído à Geografia em sua condição disciplinar de ciência humana e de atuação prática contributiva da planificação. Este papel se exerce mediante a construção de uma visão abrangente do presente, dos estados de crise social, e delineamentos de ação política e projetos de futuro. A prevalência do interesse social seria advinda da desalienação epistemológica, da mudança do Estado e da força emergente dos cidadãos, confluindo à proposição de uma redistribuição espacial mais equitativa dos recursos sociais.

Biografia do Autor

Cilene Gomes, Universidade do Vale do Paraíba - Univap

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1994, 2001). Estágios de pós-doutorado concluídos no Instituto de Pesquisa e Planejamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2014) e no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PLUR) da Universidade do Vale do Paraíba (2017). Atualmente é docente-pesquisadora do PLUR da Universidade do Vale do Paraíba e é coordenadora do Observatório Regional do Vale do Paraíba e Litoral Norte, sediado no Núcleo de Estudos do Espaço Urbano e Regional (NEUR). Tem experiência no campo do ensino e pesquisa na área de Arquitetura e Urbanismo, Geografia Humana e Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos urbanos e regionais, planejamento urbano e regional, urbanização, metropolização e regionalização, rede urbana, cidades, sociedade da informação e comunicação, geotecnologias, participação social, cidadania, metodologia científica e psicologia social.

Downloads

Publicado

2020-07-25

Como Citar

GOMES, C. Espaço, Localização e Lugar na teoria de Milton Santos. Terr@ Plural, [S. l.], v. 14, p. 1–7, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/15801. Acesso em: 18 abr. 2024.