Mobilidade sustentável: o uso da bicicleta como meio de transporte em Maringá, PR, Brasil

Autores

  • Queli Cunha de Lima Pedro Universidade Estadual de Maringá
  • Ricardo Massulo Albertin Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional - Feitep
  • Hugo Gabriel Fernandes Viotto Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Cidades sustentáveis, Engenharia urbana, ciclovias e ciclofaixas

Resumo

Este trabalho analisou o perfil dos ciclistas que utilizam as ciclovias e ciclofaixas na cidade de Maringá, sua motivação para adoção da bicicleta como meio de transporte e suas opiniões para ações de melhoria. Foi realizada entrevista estruturada formal com 51 ciclistas, maioria homens entre 21 e 50 anos, que utilizam a bicicleta para ir e voltar do trabalho e realizar práticas esportivas e de lazer. Para a grande maioria dos entrevistados, a construção de mais ciclovias e ciclofaixas resultaria em uma maior adoção de bicicleta e uso da malha cicloviária na cidade.  

Biografia do Autor

Queli Cunha de Lima Pedro, Universidade Estadual de Maringá

Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil - Mestrando em Engenharia Urbana

Ricardo Massulo Albertin, Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional - Feitep

Doutor em Análise Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É Professor e Geógrafo. Mestre em Engenharia Urbana (2011), pela UEM. Especialização em Gestão ambiental em municípios (2010) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Especialização em Planejamento Ambiental (2008) pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar).

Hugo Gabriel Fernandes Viotto, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação (bacharelado) em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional, Maringá-PR (2017). Pós graduado em Docência do Ensino Superior Pela Faculdade São Braz, Campus Apucarana, PR (2018), pós-graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Campus Maringá, PR (2018) e Mestrando em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá, Campus Maringá, PR (2019)

Downloads

Publicado

2019-10-10

Como Citar

PEDRO, Q. C. de L.; ALBERTIN, R. M.; VIOTTO, H. G. F. Mobilidade sustentável: o uso da bicicleta como meio de transporte em Maringá, PR, Brasil. Terr@ Plural, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 313–327, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/13601. Acesso em: 28 mar. 2024.